Juvenal Santos, presidente dos Sócios da Mangueira, com o Mestre Sala e Porta Bandeira da escola

A escola de samba Sócios da Mangueira, da Póvoa da Mealhada, realizou uma Gala, na noite da passada sexta-feira, 7 de dezembro, na Quinta dos Três Pinheiros, precisamente no dia em que se assinalaram os quarenta anos da sua existência.

A animação foi uma constante durante todo o evento, nomeadamente, com as participações de Francisco Saldanha, Ballet do Hóquei Clube da Mealhada, Grupo de Cordas de Coimbra e Xando. Os “Sócios d’Ouro” não ficaram esquecidos e, através de votação que decorreu durante o jantar, foram, no final, galardoados.

O momento mais aguardado foi o da atuação de João Martins, músico brasileiro, que fez na Mealhada a sua estreia europeia.

Os discursos ficaram marcados pelo ênfase dado à primeira escola de samba da Mealhada que, segundo um dos seus fundadores, terá sido a escola a causadora “de o Carnaval da Mealhada respirar o samba do Brasil” e de ter sido a fonte inspiradora de “passados dez anos da sua existência ter aparecido uma segunda escola” para um corso, onde já chegaram a desfilar seis.

Nuno Canilho, vereador da Câmara da Mealhada, enalteceu o papel da escola no Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada, relembrando ter sido a primeira a levar para a Avenida a disposição de um corso como se faz no Brasil, nomeadamente, com os elementos da Bateria no chão e não em cima de um carro.

Xando Lopes foi o grande homenageado da Gala, “por todos os ensinamentos musicais”, onde João de Oliveira, fundador da escola falecido há dois anos, foi relembrado através de um video no qual participou ainda em vida, cujas palavras estão eternizadas na escola: “Orgulho, claramente, orgulho em ser Mangueirense!”.

 

O jornal online «Bairrada Informação» esteve presente, tendo realizado diretos de muitos dos momentos mais marcantes, que foram publicados na nossa página do Facebook em https://www.facebook.com/bairradainformacao/.

 

Na mesma plataforma temos disponíveis duas galerias de fotografias de JOSÉ MOURA.

 

Mónica Sofia Lopes