O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, inaugurou, na tarde do passado sábado, dia 8 de dezembro, uma nova exposição temporária evocativa dos “15 Anos do Museu do Vinho Bairrada”.

“A nova exposição faz regressar ao museu o trabalho de alguns artistas e instituições que, ao longo destes anos, colaboraram com este espaço museológico. Trata-se de um reconhecimento do Município a todos aqueles que deixaram uma marca indelével neste museu onde exibiram as suas obras, por vezes inéditas, e, nalguns casos, propositadamente concebidas para este espaço”, lê-se num comunicado de imprensa da autarquia anadiense.

Na mostra estão em destaque obras dos grandes mestres, nomeadamente Júlio Pomar, Manuel Cargaleiro, Arpd Szenes e Vieira da Silva, João Cutileiro, Nadir Afonso, Cândido Teles, Mário Silva Pedro Olayo (filho), Ze Penicheiro e muitos outros.

Ao todo estarão representados nesta exposição cinquenta e dois artistas que já expuseram no Museu do Vinho Bairrada, assumindo-se esta exposição também como um tributo evocativo dessas inúmeras exposições temporárias que, desde 2003, o Museu tem vindo a organizar. Há Pintura, Escultura, Fotografia, Arte Vídeo, bem como instalações artísticas.

Em exposição estão também acervos de enorme raridade, tais como vasilhame de vinho do período clássico Grego dos séculos VI e V a.c., assim como inúmeros objetos históricos dos acervos do Museu nunca antes expostos.

 

Galeria de fotografias, de JOSÉ MOURA, em https://www.facebook.com/bairradainformacao/