Associação Escolíadas promove a quinta edição do Escolíadas Júnior, um projeto artístico que pretende promover a inclusão das Artes na Educação no 1.º Ciclo e despertar o interesse das crianças pelas expressões artísticas. Nos dias 8 e 9 de dezembro, o trabalho realizado ao longo do primeiro período pelas crianças do Agrupamento de Escolas da Mealhada sobe ao palco do Cineteatro Messias, com a realização de seis espetáculos.

São 579 crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico das seis escolas do Agrupamento de Escolas de Mealhada que vão subir ao palco do Cineteatro Messias, na Mealhada, este fim-de-semana, para mostrar o resultado do trabalho realizado ao longo do primeiro período do ano letivo, no âmbito do projeto Escolíadas Júnior. Os espetáculos acontecem nos dias 8 e 9 de dezembro com o seguinte programa: sábado, 8, 10h 30m – Pampilhosa (2A, 4C, 4B, 1A, 3B), 14 horas – Pampilhosa (2B, 4A, 1B, 3A); domingo, 9, 10h 15m – Barcouço – Casal Comba, 12 horas – Luso – Antes, 15 horas – Mealhada (1A, 1C, 3C, 4B, 2C, 3A), 17h00 – Mealhada (2B, 3B, 4A, 1B, 2A).

O tema escolhido, “Era uma vez no Espaço”, tem um enfoque no imaginário infantil e desenvolve as ideias da importância de cuidar de si, do próximo e do mundo à nossa volta, ao mesmo tempo que aborda algumas matérias lecionadas na escola. Numa viagem pelo espaço e a planetas desconhecidos, as personagens da história procuram a resposta aos problemas da Terra e da Humanidade, encontrando exemplos de harmonia e solidariedade.

O projeto Escolíadas Júnior é promovido pela Associação Escolíadas pelo quinto ano consecutivo. A iniciativa consiste na realização de atividades de expressão dramática com as crianças, ao longo de um trimestre e culmina na apresentação de espetáculos destinados a toda a comunidade. As atividades decorrem no tempo letivo dedicado à Área de Expressões, contando com o papel fulcral do professor titular no desenrolar do projeto, acompanhando e participando em todos os momentos de trabalho dos alunos. Ao longo do processo, as crianças dão os primeiros passos na Expressão Dramática e no Teatro, passando pela experiência do processo criativo até ao produto final: o tema escolhido é preparado e os trabalhos são realizados nas escolas, através de sessões de trabalho com os professores e os alunos, de ensaios e da construção de adereços e cenários, finalizando com as seis apresentações finais, aos fins-de-semana, abertas à comunidade, mediante compra de bilhete. Ao longo de todo o processo criativo, a Associação Escolíadas e profissionais das mais diversas áreas – como teatro, estudos artísticos, dança e música – garantem o apoio e preparação das crianças.

O projeto Escolíadas Júnior teve a sua primeira edição em 2014, no Agrupamento de Escolas da Mealhada, e tem vindo a crescer de forma sustentada, estendendo-se aos concelhos de Coimbra e de Aveiro. No presente ano letivo 2018-2019, o projeto estará presente em três agrupamentos de escola, desenvolvendo-se num molde tripartido ao longo do ano, num concelho por período letivo. No ano letivo anterior, cerca de 2.000 crianças envolvidas tiveram a oportunidade de “descobrir” o seu talento para as artes e de desenvolver as suas capacidades sociais e comunicativas, com um impacto positivo no seu crescimento enquanto pessoas ativas junto da comunidade.

O projeto Escolíadas Júnior conta com o patrocínio da Fundação PT e é cofinanciado pelo programa Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), estabelecendo também parcerias com as autarquias envolvidas.

 

Fonte: Escolíadas – Associação Recreativa Cultural

Imagem da edição transata