Anadia Ativa e Anadia Social são dois projetos desenvolvidos pela autarquia anadiense, que foram apresentados na reunião pública do Município, que se realizou na manhã de ontem, 19 de setembro. Se o primeiro pretende colmatar a paragem, devido a obras, que as Piscinas Municipais estão a sofrer, o segundo trará ao concelho iniciativas de promoção de debate de temas como a infância e a adolescência, mas também a oportunidade de, por exemplo, muitas empresas ficarem a conhecer o trabalho das Instituições Particulares de Solidariedade Social do município.

A intervenção que está a ser feita nas Piscinas Municipais de Anadia, implica que a infraestrutura esteja encerrada durante algum período. Como forma de colmatar essa paragem, o Município criou o projeto “Anadia Ativa” que, aproveitando os técnicos afetos ao espaço, proporciona outras atividades desportivas à população.

Assim, a partir de 1 de outubro, das 18 horas às 20h 30m, de segunda a sexta-feira, o Pavilhão de Desportos de Anadia receberá as atividades que vão desde a caminhada e corrida, cuja participação fica a custo zero, até cycling e fitness, que tem uma mensalidade de 14,80 euros por participante.

O projeto, que foi aprovado por unanimidade, será apresentado no próximo dia 25 de setembro, pelas 18 horas, no Pavilhão de Desportos. “Esperemos que a população possa aderir a estas iniciativas”, apelou, ontem, Teresa Cardoso, presidente da autarquia.

Outro dos projetos apresentados foi o “Anadia Social”, que decorrerá de 15 a 21 de outubro. A cerimónia de abertura das atividades acontecerá no dia 15, no Salão Nobre dos Paços do Município. Segue-se, a 16, uma ação promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens que, segundo Jennifer Pereira, vereadora na autarquia, mas também presidente da CPCJ em Anadia, “terá uma sessão destinada a educadoras de infância, onde serão abordados vários temas”, e outra intitulada de “Os desafios da adolescência” promovida pela ASOS – Associação Soltar Os Sentidos.

Haverá ainda espaço, no decorrer da semana, para uma pequena apresentação do trabalho das IPSS perante um público mais virado para o setor empresarial. “Estão já confirmados nomes como a Sonae, Lidl, Sanitana, Destilaria Levira, Caixa Geral de Depósitos e EuroBic”, explicou o vereador Ricardo Manão, acrescentando que “muitas vezes as empresas, por uma razão ou outra, desconhecem as instituições das suas áreas de intervenção”.

E perante muitas outras atividades, como “workshops” e um concerto para bebés a realizar-se no domingo, dia 21 de outubro, Teresa Cardoso garante que a semana pretende ser “um alerta para a responsabilidade social, numa iniciativa que envolve as instituições e a comunidade”. “Queremos que esta semana tenha o êxito que merece!”, rematou.

Munícipe da Póvoa do Pereiro “queixa-se” de sobreiro

Na mesma reunião, mas no período aberto ao público, José Dias Ferreira, da Póvoa do Pereiro, “queixou-se” de um sobreiro que está junto à sua habitação, que diz causar-lhe alguns transtornos. “O famoso sobreiro está lá há muitos anos, é grande e as folhas entram-me pelas caleiras”, lamentou o munícipe, acrescentando que em março teve uma inundação por causa disso.

“Passo muito tempo no estrangeiro e se isto acontece quando não estou é uma chatice”, continuou, garantindo que só quer “que o sobreiro seja aparado e não arrancado”.

Teresa Cardoso afirmou que o sobreiro “está no local”, muito porque “o quiseram lá para preservar a espécie”, adiantando, contudo, ir tomar providências junto do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). “As orientações que nos derem, são as que seguiremos”, acrescentou.

 

Mónica Sofia Lopes