Começa hoje, quinta-feira, dia 9, a nona edição da “Mostra de Sabores e Saberes da Nossa Terra”, que se realiza no Largo do Areal, em Ventosa do Bairro, até ao próximo domingo, 12 de agosto. O evento é promovido pela Junta da União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes.

“À semelhança do ano anterior, esta IX.ª Mostra pretende fazer a divulgação e promoção dos sabores e saberes, com a finalidade de dar a saborear os pratos típicos da gastronomia da nossa terra, bem como mostrar o artesanato”, lê-se numa comunicação feita pelos membros do executivo da Junta, que acrescentam que contam “com a participação de duas associações na apresentação dos sabores e com uma exposição de saberes nos stands disponibilizados para o efeito”.

Assim, as associações participantes na área dos sabores são o Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro e o Rancho Folclórico de Ventosa do Bairro. No caso dos artesãos, no certame estarão Fernanda Ferreira, Leontina Dias, Carla Cruz, Docealhada, Luzia – Cerveja Artesanal, NJovem, Ilda Ferreira, Né, Manuel Barreto e Mais Perto.

E porque o certame exige animação, a mesma vai ser preenchida no dia 9 com o grupo Sigó-Baile, seguindo-se no dia 10 o Fenix. A 11 sobem ao palco os cantares da Paróquia e o grupo AH4, e, a encerrar, no dia 12, decorrerão as marchas do Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro e a actuação do Rancho Folclórico de Ventosa do Bairro. A festa termina com “Kanta & Dança Karaoke”.

O evento tem início hoje, com a cerimónia de inauguração oficial prevista para as 18h 30m.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia da edição de 2017