A vida e obra do escritor Antero de Quental servem de mote para a terceira Viagem Literária (a segunda sobre o mesmo escritor), entre Coimbra e Bussaco, com a qual se pretende conhecer alguns dos percursos realizados pelo poeta. A iniciativa realiza-se já amanhã, sábado, dia 14 de julho.
“O programa idealizado consiste num roteiro com início no Parque Manuel Braga, junto ao busto do escritor (em Coimbra), seguido de viagem de comboio rumo ao Luso e caminhada na Mata do Bussaco”, explicam os organizadores da viagem que visa “proporcionar um conjunto de diversas experiências e sensações, num diálogo entre literatura, gastronomia, natureza e património”.
E Coimbra e Bussaco eram de facto duas grandes referências do escritor. “Em ‘Um Génio que era um santo’ de 1986 (in Anthero de Quental in Memoriam reeditado em 2009 pela Alma Azul, no opúsculo ‘Coimbra de Antero’), Eça de Queiroz descreve a personalidade daquele que viria a estimar e a ter como amigo. Nesse texto, Eça de Queiroz descreve episódios da vida de Antero de Quental em Coimbra, desde o seu encontro com ele numa noite nas escadarias da Sé Nova, passando pela questão coimbrã, célebre querela com o professor Castilho, e a saída da cidade”, explicam os organizadores.
E é num desses episódios que é realçada a capacidade atlética de Antero de Quental, que «marchava léguas, em rijas caminhadas que se alongavam até à Mata do Buçaco, onde desaparecia e se embrenhava sozinho».
Integrada no programa geral da décima edição do Festival das Artes, o principal objetivo da iniciativa é o de “estabelecer um diálogo intermunicipal, assim como, potencializar o património das regiões e interagir com redes já estabelecidas, no sentido, de acrescentar produtos turísticos integrados”.
No programa específico da “viagem” está previsto que o encontro aconteça pelas 10h 30m, na recepção dos Viajantes no Parque Manuel Braga, junto ao busto de Antero Quental, em Coimbra. Aí será entregue um “jornal de viagem” e lidos alguns textos. Segue-se um percurso até à Estação Nova.
A partida para o Luso acontece pelas 12h 21m, onde António Pedro Pita falará “sobre a passagem de Antero de Quental por Coimbra e a Questão Coimbrã”.
Na Estação do Luso haverá transporte até às Portas de Coimbra, na Mata do Bussaco, onde serão degustados os produtos das “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”. À tarde haverá passeio na Mata com um guia da Fundação Bussaco.
Durante diversos momentos serão lidos textos por atores da Bonifrates: Ana Paula Santos, Cristina Janicas, João Paulo Janicas, José Manuel Carvalho e Rui Damasceno.
A chegada a Coimbra, à Estação Nova, está prevista acontecer pouco depois das 19 horas.
Mais informações devem ser pedidas através do correio eletrónico festivaldasartes18@gmail.com e/ou do número de telemóvel 964 137 284.
Texto de Mónica Sofia Lopes
Imagens com Direitos Reservados























