Estão apresentados os aderentes da marca “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” para o biénio 2018 – 2020. A Gala de homenagem à “água, pão, vinho e leitão”, mas também a outros produtos associados, realizou-se na noite de sexta-feira, dia 6 de julho, no empreendimento turístico Quinta dos Três Pinheiros. A cerimónia deste ano fica também marcada pelo número recorde de aderentes, trinta e cinco, entre restaurantes, cafetarias, padarias e adegas.

A marca “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” foi criada há onze anos e, de dois em dois, reavalia os aderentes e permite a entrada de novos parceiros. Este ano o júri foi constituído por representantes da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Centro de Formação Profissional para o Setor Alimentar, Associação de Municípios Portugueses do Vinho, Associação de Escanções de Portugal, Comissão Vitivinícola da Bairrada e Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

“Há um esforço e dedicação muito grandes por parte da autarquia da Mealhada em promover o que de melhor tem no seu território”, referiu Paulo Vaz, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, enfatizando que “nada disto era possível se não houvesse concorrência” e agradecendo também “a confiança depositada na escola” que dirige.

Depois de horas de avaliação e de inúmeras reuniões, o consenso para a entrega dos distintivos da marca – bandeira e os selos de qualidade – foram estabelecidos. Neles foi tido em conta as condições de higiene e segurança, o modo de fabrico, o relacionamento com o cliente e a iniciativa de promoção dos produtos.

E os aderentes para 2018 – 2020, que se destacam apenas com um produto, são, na água, a Sociedade da Água de Luso; no pão, a Escola Profissional Vasconcellos Lebre, Padaria Manaia e Padaria Jorge Jesus; e no leitão, o Forno da Mealhada e o Leitão 100% Bairrada.

No vinho estão a Adega Casa de Sarmento, António Selas, Caves Messias, Jorge Rama, J. Rama, Manuel Ferreira da Silva, Quinta do Azinhal, Quinta do Carvalhinho e “WineLand”.

Já para os produtos que agregam duas ou mais “maravilhas” os distintivos vão para o Típico da Bairrada; Octávio dos Leitões; restaurantes Pic-Nic, Hilário e O Castiço; Rei dos Leitões; conjunto turístico Quinta dos Três Pinheiros; Meta dos Leitões; A Portagem; Churrasqueira Rocha; Pedra de Sal; Nélson dos Leitões; Pedro dos Leitões; Tas ca Larica; Esplanada Jardim do Parque da Cidade; Casta e Eventos; e Intermarché da Mealhada.

Também este ano, aos Produtos Alimentares Associados – Docealhada, Casticito e Caramujos – juntaram-se, e depois de terem vencido um concurso, o cocktail “Mealhada Elegante” da Tas ca Larica e a “Trouxa de leitão, damasco e tomate seco” do Rei dos Leitões.

No discurso de encerramento da cerimónia, Rui Marqueiro, presidente da autarquia, afirmou que “o que realmente importa é todos os dias se fazer a festa das ‘Maravilhas’ na nossa terra”, agradecendo, de seguida, a todos os que tornaram possível a noite da passada sexta-feira.

Criada em 2007, pela Câmara Municipal, a marca procura, acima de tudo, que “o consumidor, ao deparar-se com as insígnias, tenha a garantia que encontrará à sua mesa uma boa água, um bom vinho, o pão mais genuíno e o melhor leitão do país”.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Galeria de fotografias, de José Moura, em https://www.facebook.com/bairradainformacao/