O Jardim de Infância de Sant’Ana, da Mealhada, marcou o encerramento do ano letivo, 2017/2018, no passado sábado, dia 16 de junho, com a apresentação de “Um sonho na Mata”, um espetáculo original, criado a partir da obra “Sonho de uma noite de verão”, de William Shakespeare. O espetáculo dividiu-se em duas sessões e decorreu no Cineteatro Municipal Messias, na Mealhada.

O elenco contou com atores dos quatro meses aos doze anos, bem como de colaboradores e encarregados de educação das crianças da Creche, Jardim de Infância e Centro de Atividades de Tempos Livres do Jardim de Infância de Sant’Ana.

 

Sobre o espetáculo

Um grupo de escuteiros chega à Mata para acantonar. Cai a noite e tudo pode acontecer…como num sonho.

Num sonho onde a rainha das fadas e o rei dos elfos zangaram-se. Agora fadas e elfos estão de costas voltadas, os responsáveis pelo cuidado da mata estão zangados e a mata está em perigo. Os  duendes são chamados para uma missão:  repor o equilíbrio da Mata.

Partimos do facto de a NOSSA Mata do Bussaco na altura da criação do conceito, ser candidata a património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), desdobramos o tema do nosso projeto pedagógico

 “ A brincar, as 4 maravilhas vamos encontrar”  para “outras maravilhas” quando fizemos o desfile de carnaval que cenicamente foi marcado  por manchas (o esquilo como animal de eleição para representar a fauna da região; a água para representar o elemento natural e a mancha verde para referenciar a nossa mata e a flora da região)

O espetáculo pega no universo onírico e coloca-o frente a frente com a realidade, os dois mundos andam lado a lado… “JUNTOS SOMOS MAIS FORTES”.

 

Galeria de fotografias, de José Moura, em https://www.facebook.com/bairradainformacao/