O “Guia Termas Centro de Portugal”, que inclui dezoito estâncias termais, foi apresentado, ao final da manhã de 15 de junho, na vila do Luso. Com a reposição das comparticipações por parte do Estado e a modernização no setor, Pedro Machado, da Turismo Centro de Portugal, acredita que estejam cimentados os pilares fundamentais para o aumento da procura termal por parte dos turistas.

Repostas as comparticipações, retiradas há já uns anos aos aquistas que frequentavam Termas, Pedro Machado acredita que, se “vai investir na prevenção de muitas patologias e, consequentemente, o Estado vai poupar muito dinheiro”.

Para o presidente da Turismo Centro de Portugal, a chave para o sucesso passa ainda pela modernização no setor, com o complemento de muitos produtos associados às termas, exemplificando com o caso das Termas de Luso. “Passou-se do paradigma termas, tratamento e doença para termas, bem-estar, saúde e beleza”, explicou o dirigente, garantindo que, assim, “se está, cada vez mais, a atrair pessoas novas e famílias”.

Já sobre a região, e nesta matéria termal, Pedro Machado garante “que Portugal, e concretamente o Centro, tem potencialidades para se posicionar!”. “O turista de hoje procura tempo e silêncio e, normalmente, os aquistas vêm preparados para cinco, seis dias, fazendo, assim, uma viagem mais programada”, explica, justificando que o Guia, agora apresentado, “faz todo o sentido, uma vez que, para além das estâncias termais, sugere restaurantes, alojamentos e o que visitar em cada local”.

“A região Centro é única em termos de diversidade e sentimo-nos verdadeiramente motivados em sair do mono-produto praia e sol”, acrescentou ainda Pedro Machado.

Vítor Leal, representante das Termas Centro e presidente da Associação das Termas de Portugal, começou por dizer que “as Termas do Centro são das mais ricas” e que o guia pretende “vender o que de melhor tem cada território, nomeadamente, saúde e bem-estar das dezoito estâncias termais”. “Têm cada vez mais importância enquanto dinamizadoras de um local”, concluiu.

O guia, promovido pelas Termas do Centro e Turismo Centro de Portugal, foi elogiado por Jorge Brandão, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. “São duas entidades que perceberam que podiam trabalhar em prol de um recurso e de uma região”, explicou, afirmando que as Termas da região Centro “são financiadas pelo PROVERE (Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos)” e desejando que “esta parceria seja replicada por outras entidades”.

Este ano, as Termas do Centro lançaram também um “website” – http://www.termascentro.pt/pt – que reúne informação útil sobre cada uma das estâncias. Já o Guia “está em toda a rede de distribuição, tais como, restaurantes, hotéis, etc.”, concluiu ainda Pedro Machado.

 

Mónica Sofia Lopes