Está inaugurada a Travessa “Comandante José Felgueiras” na cidade da Mealhada. A cerimónia, que reuniu mais de uma centena de munícipes, contou com a presença do homenageado, apesar das dificuldades de locomoção sentidas atualmente.

“As saudades que eu já tinha da minha alegre casinha tão modesta quanto eu”. Foi com estas palavras, reproduzidas de uma famosa música dos Xutos & Pontapés, que João Santos, presidente da Junta da União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, começou o seu discurso numa cerimónia que decorreu, na tarde de 5 de maio, numa das principais artérias da cidade da Mealhada.

“A partir do momento em que a Câmara nos questionou sobre que nome dar a esta Travessa, o executivo da Junta nunca teve dúvidas de qual seria…”, continuou o autarca, declarando ainda ser uma “homenagem justa, a um homem conhecido por todos na Mealhada”.

José Felgueiras foi comandante dos Bombeiros Voluntários durante vinte e cinco anos e doze anos presidente da Junta de Freguesia da Mealhada, pelo Partido Social Democrata. Foi ainda presidente do Grupo Desportivo da Mealhada e candidato à Câmara Municipal. E por todo este serviço público, João Santos referiu que “a Junta não fez mais que a sua obrigação ao prestar este reconhecimento”.

Por motivos pessoais, Mário Saraiva, “companheiro” de José Felgueiras nos Bombeiros da Mealhada, não conseguiu estar presente na cerimónia, contudo, foi lida uma carta, onde enfatizou “bons momentos passados” no quartel mealhadense e onde agradeceu “toda a atuação (do homenageado) em prol do outro”.

Também Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, proferiu algumas palavras. “É uma vida muito rica ao serviço dos outros”, disse o edil, confessando sentir saudades de disputar “consigo, no sítio de sempre, uma fatia de chocolate”.

Na presença de Bombeiros, autarcas e ex-autarcas, de munícipes e familiares, foi em lágrimas que José Felgueiras agradeceu a homenagem prestada, no passado sábado.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Galeria de fotografias, de JOSÉ MOURA, em http://www.facebook.com/bairradainformacao/