O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, vai ser um dos homenageados na 12.ª edição da Gala Desportiva do Município da Mealhada, que se realiza dia 29 de janeiro, no Cineteatro Messias.

Fernando Gomes receberá o “Prémio Visão, Futuro, Excelência”, uma distinção que procura ser o reconhecimento público ao seu trabalho à frente da FPF, evidenciado no aumento de praticantes de futebol, futsal e futebol de praia, no aumento de número de praticantes femininos, na aposta na formação, na construção da Cidade do Futebol e na obtenção dos melhores resultados desportivos de sempre, nomeadamente com a conquista do Campeonato Europeu de Futebol, em 2016.

Juntamente com Fernando Gomes serão homenageadas outras personalidades ligadas ao Desporto concelhio, nas categorias de Mérito Desportivo, Prémio Alto Prestígio, Prémio Incentivo e Prémio Dedicação. A estas, de nomeação direta, juntam-se outras seis categorias de eleição: Associação Desportiva do Ano, Equipa do Ano, Dirigente do Ano, Atleta do Ano, Treinador do Ano, Revelação do Ano.

A Gala Desportiva do Município da Mealhada pretende ser um momento de festa e de reconhecimento do trabalho realizado no concelho em prol do desporto, premiando aqueles que ao longo da sua vida e, sobretudo em cada ano, contribuíram para o seu desenvolvimento.

Os vencedores das seis categorias de competição – Associação Desportiva do Ano, Equipa do Ano, Dirigente do Ano, Atleta do Ano, Treinador do Ano, Revelação do Ano – foram apurados na sequência de um processo iniciado em novembro passado, altura em que foi possível enviar sugestões para as várias categorias. Estas, juntamente com a avaliação do júri, deram origem aos três finalistas cujo vencedor será escolhido por este mesmo júri, constituído por Joana Balau, Pedro Carvalho, João Varela Pereira, Vítor Glória e Fernando Melo (ver abaixo).

 

Categorias de prémios:

Associação Desportiva do Ano

Este prémio será atribuído à Associação Desportiva que tenha tido um desempenho de relevo, ao nível do fomento e desenvolvimento desportivo com reconhecido impacto na vida social do concelho e do seu próprio crescimento estrutural e organizativo.

 

Equipa do Ano

Atribuído à equipa que apresente resultados desportivos assinaláveis ao nível competitivo, um comportamento ético desportivo prestigiante para o concelho ou um desempenho geral distintivo em termos da sua atividade desportiva.

 

Dirigente do Ano

Reservado a distinguir a capacidade de trabalho, a dedicação e a competência colocadas ao serviço da direção e gestão da sua instituição, apresentando-se na sua ação dirigente como exemplo de bom desempenho a favor do dirigismo desportivo local.

 

Atleta do Ano

Atribuído ao atleta que, no ano de 2017, se evidenciou no plano da prática e da competição desportiva em que esteve envolvido a título individual ou coletivo.

 

Treinador do Ano

Prémio atribuído ao treinador que desenvolveu um trabalho de relevo ao serviço de uma modalidade desportiva quando em representação de um clube do Concelho ou ao serviço de um clube fora deste, desde que seja natural do concelho da Mealhada.

 

Revelação do Ano

Este prémio será atribuído a um agente desportivo, (dirigente, atleta, treinador ou outro técnico ou colaborador) que, no ano de 2017, se tenha distinguido no seu desempenho desportivo, técnico ou funcional, constituindo uma esperança para o desenvolvimento do desporto no concelho.

 

Mérito Desportivo

Prémio atribuído a Dirigentes, Treinadores, Atletas ou Equipas do Concelho de Mealhada que em 2017 tiveram resultados relevantes em Provas de âmbito Nacional ou Internacional, ou que participaram em Seleções Nacionais.

 

Alto Prestígio

Prémio que pretende homenagear uma personalidade que, na sua vida social e desportiva, contribuiu de uma forma exemplar e dedicada para o desenvolvimento do desporto no Concelho, constituindo-se como uma referência para as várias gerações de desportistas.

 

Prémio Incentivo

Prémio atribuído a entidades e instituições que, em 2017, tenham implementado e desenvolvido iniciativas significativas com impacto no desenvolvimento do desporto no Concelho da Mealhada.

 

Prémio Dedicação

Prémio com o objetivo de homenagear pessoas – vulgarmente conhecidas por “carolas” – cujo percurso de vida se confunde com o das instituições a que se dedicam de forma empenhada e desinteressada.

 

Prémio Visão, Futuro, Excelência

Prémio que pretende homenagear uma personalidade ligada ao Desporto, de âmbito nacional.

 

 

O Júri

Joana Balau

Natural de Luso

Mestre em Ciências Farmacêuticas

Vice-presidente da Associação Aquacristalina e responsável pelas atividades desportivas da mesma

Membro da Comissão de Enduro da FMP

Co-worker da Comissão de Mototurismo da FMP para o 18.º Portugal de Lés-a-Lés

 

João Varela Pereira

Diretor Comercial & Marketing na empresa Certoma

Sócio Gerente na empresa Hidromaster

Ex jogador de hóquei patins no HC Mealhada

Praticante amador de outras modalidades desportivas

 

Vitor Glória

Engenheiro Civil

Técnico Especialista em Direção de Obra

Avaliador Imobiliário Certificado

Ex jogador de ténis de mesa

Diretor de Informação Desportiva da RCP entre 1990 e 1992

Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Mealhada

 

Fernando Melo

Empresário hoteleiro

Futebolista de 1977 a 1985, jogando nas distritais de Aveiro, Coimbra e de Viseu

De 1986 a 2010 foi árbitro distrital na Associação de Futebol de Aveiro.

O seu percurso está também ligado ao Clube Desportivo do Luso, onde foi vice-presidente quatro anos.

 

 

Pedro Carvalho

Bancário no Santander Totta.

Atividades ligadas ao Desporto:

Jogou futebol federado desde os 16 anos, até aos 27 anos, repartidos e com

mais enfoque no FCP Pampilhosa, no Académico do Paço.

Aficionado do Ténis e futebol.

 

Fonte: Município da Mealhada