O documentário “RESISTE BA-61!” (a locomotiva “estacionada” na Pampilhosa há décadas e tutelada pela CP – Comboios de Portugal e pela Fundação Museu Ferroviário) será exibido, de 12 a 15 de janeiro, no Cineteatro Municipal Messias, na Mealhada. O pequeno “filme”, de vinte minutos, foi o vencedor, em novembro passado, do Prémio Augusta para melhor documentário no festival de cinema Bragacine.

O documentário de Paulo César Fajardo, repórter de imagem de profissão e residente no concelho da Mealhada, foi realizado pelo canal de conteúdos Bairrada TV (que encerrou a sua atividade em agosto de 2017) e contou com a colaboração da produtora IRCom, do G.E.D.E.P.A. (Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da Pampilhosa) e do Movimento Cívico Pela Permanência da BA-61 na Pampilhosa.

Numa nota, o autor escreve que “a BA-61 é uma locomotiva a vapor única no mundo que entrou ao serviço da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta em 1924, percorrendo o eixo entre Figueira da Foz e Vilar Formoso”, tendo “mais de cinquenta anos depois”, regressado “à vila da Pampilhosa, no final da década de oitenta, como símbolo da terra, presente no brasão da vila”.

IMG_0155“Contudo, um impasse sobre a sua titularidade entre a C.P. e a Fundação Museu Ferroviário, remeteram-na provisoriamente para um depósito de máquinas, onde permanece ao abandono há mais de vinte anos, vulnerável aos interesses alheios”, lê-se na mesma nota.

A apresentação do documentário – com voz de Vítor Filipe e música original de João J. Francisco – precede à exibição do filme “Só Para Bravos”, de Joseph Kosinski, sendo as sessões, às 21h 30m, de sexta a segunda-feira, havendo também no domingo, uma sessão com início às 16 horas.

O preço por cada bilhete para as crianças, até aos doze anos, bem como o bilhete para todos os visitantes na sessão de segunda-feira é de três euros. Os restantes dias é de 4,50 euros.

 

Mónica Sofia Lopes