A Câmara Municipal de Anadia analisou e aprovou, na sua última reunião de executivo, realizada no passado dia 3 de janeiro, a proposta, apresentada pela Junta da União das Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro, de atribuição do nome de António Gomes Cerveira Rolo a um arruamento de acesso a Aguim.

“A atribuição do nome do médico aguinense ao traçado localizado entre a estrada de acesso ao Vale da Bica e o entroncamento da Rua das Ladeiras com a Estrada do Vinhal, em Aguim, é assumida como uma homenagem póstuma a António Rolo pelos serviços prestados à comunidade”, lê-se numa nota de imprensa da autarquia de Anadia, que acrescenta que “a colocação das placas toponímicas no local será oportunamente realizada pela Junta de Freguesia”.

António Gomes Cerveira Rolo, natural de Aguim, foi médico de família no Centro de Saúde em Anadia, grande parte da sua carreira, e conciliava a mesma função nas Termas de Vale da Mó, também no concelho anadiense.26696211_1983535001661834_2006733022_n

“Era um médico à moda antiga, uma espécie de médico do povo. Daqueles que está sempre disponível e que ia ver os doentes a casa a qualquer dia, em qualquer horário”, disse, ao «Bairrada Informação», Sara Rolo, filha do médico, que faleceu com sessenta e três anos, vítima de um acidente vascular cerebral.

Sara Rolo, que tem um irmão, confessou, ao nosso jornal, terem ambos ficado “muito lisonjeados pela atribuição do nome do nosso pai àquela rua”. “Estamos naturalmente gratos a todos quantos contribuíram para perpetuar a sua memória, desta forma. É um gesto muito bonito da Assembleia de Freguesia de Aguim, Tamengos e Óis do Bairro, bem como da Câmara Municipal de Anadia”, disse ainda.