Uma árvore, com dez metros de altura; iluminação em toda a vila, com ênfase este ano para os estabelecimentos comerciais; um roteiro com mais de três dezenas de presépios em toda a freguesia; e animação para todos os gostos e idades serão as atracções no Luso, a partir de hoje e até ao próximo mês de janeiro. Uma iniciativa, de participação totalmente gratuita, levada a cabo pela Associação AquaCristalina, com o apoio da Junta do Luso e da Câmara da Mealhada, que tem início esta noite, dia 1 de dezembro.

A época natalícia fica marcada, a partir de hoje, com uma árvore gigante, situada no centro da vila do Luso, como dita a tradição dos últimos anos. Uma tradição também marcada pela iluminação das árvores da vila que, este ano, colocará o enfoque no comércio tradicional. “Estamos a investir em material novo para iluminar os espaços comerciais. As árvores terão iluminação mais comedida, este ano, em prol dos estabelecimentos”, declarou, ao «Bairrada Informação», Inês Seabra, da AquaCristalina.festainauguracao

Outro dos pontos fortes do “Natal Luso – Bussaco / Serenidade, Harmonia e Luz” é o Roteiro de Presépios de Rua, patente desde dia 9 de dezembro até dia 7 de janeiro, da inteira responsabilidade dos moradores. “Teremos vinte presépios na vila do Luso e quinze pelas aldeias e lugares da freguesia. É um roteiro muito procurado, em que as pessoas se empenham em fazer a diferença no projeto final”, continuou Inês Seabra, explicando que “haverá desdobráveis do Roteiro nos estabelecimentos e no Posto de Turismo”, sendo que na vila o percurso poderá ser feito pedonalmente.

O programa ganha “vida” esta noite, com a abertura da Tenda de Natal, situada junto à Fonte de São João, a acontecer às 19h 30m, onde haverá Bar e Tasquinha Natalícia, ao som da banda XPTO. Segue-se o concerto Lead Voices e pelas 22h 45m acontece o espetáculo piro-musical com a inauguração das iluminações de Natal. “É um momento de grande emoção, em que todas as pessoas estão na rua para fazer parte ‘dele’”, garante Sara Seabra, também da AquaCristalina.

No próximo sábado, dia 9, haverá “Natal itinerante: Marionetas Musicais”, com o Teatro em Caixa (de Santa Maria da Feira), nos Presépios do Alto da Aliança, pelas 15h 30m, e no Alto da Venda-Nova, pelas 19h 30m. À noite, pelas 21h 30m, na Tenda, o Teatro em Caixa atua com a Escola de Música da Associação de Jovens Cristãos de Luso.

A noite de 16 de dezembro será dedicada à solidariedade. Assim, quem quiser assistir ao teatro “Um Urso com Poucos Miolos” do Trigo Limpo Teatro ACERT (Associação Cultural E Recreativa de Tondela), a partir das 21h 30m, pode fazê-lo, sendo que a organização apela “a que somente neste dia, as pessoas possam contribuir monetariamente com algum valor”. “A AquaCristalina associa-se a esta associação de Tondela com recolha de donativos monetários que revertem a favor das vítimas dos incêndios de outubro”, explica a organização do programa de Natal no Luso, garantindo que esta Associação sempre apoiou este projeto natalício. “Para além disso, o espetáculo vale muito a pena”, enfatizou Sara Seabra.11

No dia 23 de dezembro, sábado, pelas 21h 30m, a noite é dedicada ao cinema com o filme “O Estranho Mundo de Jack”, de Tim Burton. Na semana seguinte, dia 30 de dezembro, pelas 21h 30m, realiza-se o Concerto de Fim de Ano e a 31 de dezembro acontece a Festa de Passagem de Ano com o brinde das vinte e quatro badaladas, em que a música estará a cargo de “Miss Pepper & The Love Band”, a partir das 00h 15m.

O programa só termina com o “Concerto de Reis – Canto tradicional”, com o Rancho Folclórico de S. João de Casal Comba; Grupo de Cavaquinhos da Vimieira; Grupo Regional da Pampilhosa do Botão, pelas 15 horas, no dia 7 de janeiro.

 

Mónica Sofia Lopes