Foi há quarenta e oito anos (20 de julho de 1969) que “Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar a Lua”. Hoje, dia 20 de julho de 2017, os mentores da Expofacic – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede – proporcionaram, aos jornalistas, que tocassem “literalmente, num pedaço da lua”, que vai estar também exposto no Espaço Ciência – Exploratório, “Com a cabeça na Lua”, de 27 de julho a 6 de agosto.DSC03416

O “pedaço de lua” aparece no recinto da Expofacic “pelas mãos” de Rui Moura, Professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. “Trabalho na área da Geofísica e, nos últimos anos, estive ligado a um projeto americano aeroespacial (veja http://videos.sapo.pt/UzZzHaRSw6jM4Q48TlGf), onde conheci pessoas que têm fácil acesso à venda de alguns materiais, como foi o caso deste pedaço da lua (meteorito lunar)”, explicou o Professor Rui Moura.

“Este é um objeto que foi analisado e que dá certezas, em 99,9%, de que é um componente da lua”, garantiu ainda, explicando que “cada grama do componente está avaliada em duzentos euros”.

Esta rocha da Lua e muitos outros materiais – como um capacete, um exemplar do Jornal de Notícias de 21 de julho de 1969 e comida espacial destinada aos austronatas (como se vê na imagem) – vão estar também em exposição na Expofacic. “E também uma luva espacial, que acabou de ser adquirida”, acrescentou Patrocínio Alves, presidente do Conselho de Administração da Inova, empresa municipal que organiza a Expofacic.DSC03424

 

 

Informação «Espaço Ciência – Exploratório: “Com a cabeça na Lua”»

(http://www.expofacic.pt)

 

2017 será o ano em que a ciência chega à Expofacic. Numa parceria com o Exploratório, Centro de Ciência Viva de Coimbra, foi criado um novo espaço: O Espaço Ciência.

Com o objetivo de fazer chegar a ciência a todos os públicos e gostos, numa tenda de 400 m2, poderemos andar com “A cabeça na Lua” ao entrar num labirinto que termina numa representação gigante da lua, ver “Morcegos às claras” explorando o mundo destes fantásticos mamíferos nocturnos, brincar com “Jogos de luz e cor” e admirar uma fantástica exposição de “Astrofotografia” onde poderemos apreciar imagens de uma qualidade e beleza inigualável.

Certamente todos passaremos a admirar a noite com outros olhos! Na XXVII Expofacic 2017 o Céu será o nosso limite!