A comunidade do Centro Social da Freguesia de Casal Comba está empenhada, desde o início do ano, em angariar fundos para a aquisição de uma viatura destinada a utentes com mobilidade reduzida e de transporte para cadeiras de rodas. Dois já foram, onde foram conseguidos dez mil euros, faltam agora outros tantos: um em maio, outro num dos meses de verão.

O passado sábado, dia 25 de março, foi de festa no Centro Social da Freguesia de Casal Comba. A “Noite de Fados”, com jantar, reverteu a favor da referida Instituição Particular de Solidariedade Social, e ao palco subiram os músicos Luís Travassos, José Alves, Cláudia Alves e Leonor Alves.

“A população tem aderido muito aos nossos eventos e motiva-nos também. Neste tivemos duzentas pessoas e no de janeiro trezentas e vinte», disse Manuel Cardoso, presidente da direção do Centro Social de Casal Comba, satisfeito por já ter angariado “dez mil euros”.

O veículo tem um custo, segundo o dirigente, que pode ir dos trinta e três aos quarenta mil euros. “Temos três orçamentos em vista e agora temos que juntar o máximo de dinheiro possível para a sua aquisição”, disse ainda Manuel Cardoso, que garante que qualquer um dos veículos terá lugar para seis utentes e ainda para três cadeiras de rodas.

Aberto há ano e meio, Centro Social já criou 48 postos de trabalho

O Centro Social da Freguesia de Casal Comba abriu portas há um ano e meio. “Fazemos um grande esforço e temos muito rigor para tentar atingir o equilíbrio financeiro”, garante Manuel Cardoso que, contudo, explica que “a dívida à banca, da obra do edifício, ainda ascende a um milhão de euros”.

Apesar disso, o dirigente garante que “as pessoas estão satisfeitas com a resposta que as valências da instituição estão a dar”. “Temos o Centro de Dia e o Lar ‘esgDSC02371otados’. Damos Apoio Domiciliário a cerca de quarenta utentes e na Creche temos dezanove crianças”, enumera Manuel Cardoso, que ainda acrescenta que nas Atividades de Tempos Livres a resposta dada atinge mais de trinta crianças. “Mas na refeição escolar da hora do almoço, que somos nós que a fazemos, damos apoio a mais de sessenta crianças”, concluiu.

E com isto tudo, a instituição criou quarenta e oito postos de trabalho. “Os nossos serviços são muito personalizados e têm bons técnicos. A dedicação é total e as pessoas gostam disso”, elogiou ainda Manuel Cardoso.

Ações solidárias continuam nos próximos meses

Para o próximo mês de maio, o Centro Social da Freguesia de Casal Comba pretende organizar uma Caminhada Solidária, a terminar num Parque Verde do concelho, com realização de um piquenique, no final. Já para julho ou agosto será a vez de um “Bailarico de Verão”….

 

Fotografia de capa do Centro Social da Freguesia de Casal Comba