O Município da Mealhada voltou a marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL, que se realizou durante cinco dias, com os produtos de excelência do concelho: a gastronomia e os vinhos, a natureza e as termas.

Nesta vigésima nona edição da BTL, a Câmara voltou a apostar na divulgação do município enquanto destino turístico e apresentou os seus argumentos na maior feira de turismo do país, enfatizando o mais recente, a eleição de melhor destino gastronómico do ano 2016 do país, pela revista Wine – A Essência do Vinho.

O stand institucional da Autarquia, localizado junto a uma das entradas principais do Pavilhão 2, pretendeu funcionar como uma montra do concelho. Várias frentes mostram as diversas realidades: a Natureza e Património Cultural da Mata Nacional do Bussaco; a Gastronomia espelhada na marca “Água | Pão | Vinho | Leitão” – As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”; e os benefícios das águas do Luso potenciadas nas Termas, quer na vertente de saúde, quer de beleza, com o conceito de Spa, aliados à excelência hoteleira do Grande Hotel de Luso.

Como habitualmente, o Município foi acompanhado de um restaurante, este ano, “O Castiço”, que teve a responsabilidade de defender o leitão, a água, o pão e o vinho na área de restauração da feira.

O programa do stand da Autarquia contou com degustações diárias de leitão e entradas desta iguaria, mas também de vinhos e espumantes, de doces do concelho e das infusões da Mata do Bussaco.

Aos jornalistas, e no segundo dia do certame, Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, garantiu: “Estamos aqui para defender as coisas boas do Município: os hotéis, os restaurantes, os vinhos…. Temos que ter, cada vez mais, imaginação, como divulgar a charcutaria da Casa Sarmento e a doçaria da Docealhada, por exemplo”.

Marqueiro garante cumprir com pedido feito por Pedro Machado

A Mealhada marcou ainda presença no stand institucional da Turismo Centro Portugal em diversos momentos. Logo no dia de inauguração, foi com uma degustação das 4 Maravilhas, seguindo-se, no dia 16 de março, a apresentação pública da candidatura do “Deserto dos Carmelitas Descalços e Conjunto Edificado do Palace do Bussaco” à classificação de Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

“O caminho é este… Qualificar a Mata do Bussaco com o símbolo da UNESCO é unificar todo o concelho com o mesmo”, disse Rui Marqueiro, minutos antes da apresentação, garantindo que para o visitante “a imagem conta muito”.

Na apresentação, AntóniDSC02284o Gravato, presidente da Fundação, defendeu o porquê de a Mata Nacional do Bussaco vir a “receber” a certificação em questão. “Temos um património ambiental único; multi-variedade de plantas e arbustos; uma história de duzentos e sete anos da Batalha do Bussaco”; entre muitas outras coisas, defendeu o presidente da Fundação Bussaco, garantindo que “é fundamental a aprovação da Mata a Património da UNESCO.

Rui Tomás Marques, consultor e
specialista nas áreas de Estratégia e Marketing Turístico, foi o responsável pela apresentação da candidatura na BTL. Segundo o especialista, após dez anos da classificação, o número de visitantes à Mata do Bussaco aumentará trezentos por cento.

Rui Marqueiro dirigindo-se a Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, declarou: “Há uns anos o senhor disse que queria mais património cultural ao Centro. A Mealhada está na ponta, mas vai cumprir com isso!”.

“O Município da Mealhada é exemplar no que toca a Desporto”

No mesmo dia, e também no stand do Turismo Centro de Portugal, a Câmara da Mealhada apresentou o “Kids Master Champions”, em conjunto com a empresa Catchawards, umDSC02292 evento que se realizará na Mealhada, durante uma semana, no verão. “O Município da Mealhada é exemplar no que toca a Desporto. É preciso que se note que para vinte mil habitantes temos oito pavilhões, três relvados, pista tartan, cinco sintéticos e ainda campos pelados”, enfatizou Rui Marqueiro, concluindo: “Podiamos fazer um pavilhão de vinte mil lugares e ter um evento de cinco em cinco anos, mas não é isso que se pretende…”.

BTL “para” para ver Batuque passar

No penúltimo dia da BTL, o certame recebeu a atuação, no stand da Turismo Centro de Portugal, e desfile, pelos vários pavilhões, da escola de samba da Mealhada – Batuque.

“A presença do município na BTL enquadra-se numa estratégia de afirmação do concelho enquanto destino turístico, ancorada em produtos naturais e genuínos que têm a capacidade de potenciar a economia local, regional e até nacional”, lê-se num comunicado de imprensa da Câmara da Mealhada.