Mais de mil e quinhentos jogadores de futebol de todo o mundo irão participar, de 24 a 30 de junho de 2017, na Mealhada, na segunda edição do Kids Master Champions, um evento que foi apresentado, na tarde de 16 de março, na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa). Um evento que envolve mais de três mil pessoas e que já “esgotou” muitas das ofertas hoteleiras, do concelho na Mealhada, para esse período, segundo fonte oficial da autarquia mealhadense.

O torneio, organizado pela Câmara Municipal da Mealhada em parceria com a Cactchawards, é dirigido a jovens dos nove aos dezassete anos de idade, de vários clubes portugueses, de associações ou mesmo empresas, e também a atletas oriundos de quase todos os continentes.

O Kids Master Champions conta, este ano, com o apadrinhamento de Vítor Baía, antigo guarda-redes do Futebol Clube do Porto e da selecção nacional de futebol, que estará presente, motivando os jogadores, quer para a competição, quer para os princípios e valores inerentes à mesma.

Entre os objetivos desta grande festa do futebol estão o fomento da competição entre instituições, o estímulo para a competição, mas também para o “fair-play” e convívio desportivo e social, o intercâmbio social e cultural entre os participantes e, da parte do Município da Mealhada, a promoção dos seus recursos turísticos e desportivos.

Os escalões participantes são os traquinas, benjamins, infantis, juvenis e iniciados em futebol de 7 e futebol de 11.

Esta edição, na Mealhada, terá duas particularidades, a pedido do presidente da Câmara Municipal local, Rui Marqueiro: os clubes do município não pagam qualquer inscrição para participarem no torneio e a prova realizar-se-á em todo o concelho, abrangendo o maior número possível de campos. A parceria com a Catchawards inclui outras três provas internacionais: a Taça do Mundo dos juristas (com participação de oito países), O Torneio Interbancário (para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e a Taça das Nações de Futsal Feminino (com participação de diversos países, como Espanha ou Japão).

“Vamos trazer o desporto para o Centro”, diz Marqueiro a Pedro Machado

Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, sublinha a vertente “de formação e de são convívio do torneio Kids Master Champions”, bem como a possibilidade de este ser de tal forma abrangente que permite que equipas do concelho joguem com equipas de renome. “Julgamos que será uma semana de festa para as crianças e jovens, mas também para as famílias que os acompanham. É, por outro lado, mais um evento que divulga e promove a nossa terra, as nossas gentes e as nossas riquezas e que ajuda a impulsionar a economia local”, acrescenta, explicando que o Turismo ligado à vertente desportiva é uma das linhas estratégicas do executivo.

“Temos procurado chamar ao Município todos os eventos desportivos possíveis, sobretudo de desporto de formação, e este é um evento destinado às camadas jovens, não só interessante pela vertente desportiva, de formação do atleta, mas também pela vertente de formação cívica e de cidadania”, acrescentou Rui Marqueiro, lembrando que a Câmara tem um cartaz de animação a ser preparado para proporcionar a todo o público um complemento de diversão que ajude a dinamizar o comércio local.

E na BTL dirigindo-se a Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, lançou o repto: “Vamos trazer o desporto para o Centro, senhor presidente!”.

“Mealhada tem condições ímpares para receber um dos maiores eventos mundiais”

Alexandre Santos, CEO da Catchawards, justificou a transferência do evento do Algarve para a Bairrada pelo facto de a Mealhada dispor de infraestruturas de qualidade, dinâmica desportiva e potencial turístico e gastronómico. “Tem condições ímpares para receber um dos maiores eventos mundiais juvenil”, disse na apresentação realizada na BTL, confirmando que “noventa equipas já estão inscritas”.

Kids Master Champions: Do Algarve diretamente para a Mealhada

Em 2016, o Kids Master Champions realizou-se em Lagoa, no Algarve, e envolveu mil e quinhentos atletas de oitenta e uma equipas participantes.

O evento nasceu há nove anos, no Algarve, com o nome de CopaFoot, mas em 2016 passou a denominar-se Kids Master Champions.

Ao longo dos anos, teve enorme adesão, contando com a participação de cem a cento e vinte equipas por edição, muitas das quais de renome como o Sport Lisboa e Benfica, Futebol Clube do Porto, Sporting de Braga, Atlético de Madrid, Bétis de Sevilha ou o Liverpool.

 

Câmara da Mealhada / Bairrada Informação