“É impossível não conhecer o Carnaval da Mealhada”. As palavras são de Herman José que, na noite do dia 3 de fevereiro, esteve na Mealhada, na sede do Batuque, para a apresentação do samba enredo da escola de samba que, este ano, dedica todo o enredo ao “pai do humor português”.

Pensado e desenvolvido por João Almeida, carnavalesco e mestre de Bateria do Grémio Recreativo Escola de Samba Batuque, o tema de 2017 da escola para o Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada centra-se no “percurso artístico” de Herman José. Um enredo “levado” até ao artista, que depois de o ver, garantiu quer “estar presente” na primeira cerimónia oficial da escola no Carnaval deste ano.

“Quando se está há muitos anos a pedalar, este tipo de afetos e de reconhecimento do nosso trabalho não têm apreço. Não há convite mais elogioso do que este”, declarou, ao «Bairrada Informação», Herman José.

Relembrando que há uns anos o Batuque foi o convidado de um programa televisivo seu, Herman José confessou “ter sido uma edição muito animada”. “As pessoas esquecem-se que o Carnaval começou na Madeira e daí é que foi exportado para o Brasil, onde obviamente o sucesso é maior por causa do clima”, continuou o artista, maravilhado com o que estava a ver. “É preciso muita inspiração para fazer estes fatos, máscaras e estudar os ritmos”, acrescentou o artista, que no seu site, criado há cerca de um mês – http://hermanjose.com/ – faz alusão à festa da Mealhada.

Em resposta ao nosso jornal sobre se estaria presente no Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada, Herman José declarou: “eu tenho um problema muito grande… É que nunca trabalhei tanto na vida como agora, mesmo já tendo idade para ter juízo!”.

Presente neste momentCarolina Silveira I CAPhoto Formaçãoo do GRES Batuque esteve Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, que nos garantiu “esta ser uma homenagem mais do que merecida”. “É o melhor artista de Portugal e tenho muito pena de não ter sido eu a ter esta ideia!”, confessou o edil, referindo que “em muito pouco tempo, Herman José passou quatro vezes pela Mealhada: Gala das Maravilhas, Festame – Feira do Município da Mealhada, aniversário da proprietária do Rei dos Leitões e agora no Batuque”.

Depois dos Sócios da Mangueira, no dia 27 de janeiro, terem apresentado o samba enredo e o Batuque, no passado dia 3 de fevereiro, segue-se agora a escola Real Imperatriz,de Casal Comba, no próximo dia 11 de fevereiro, na Portagem – Bairrada Center; e os Amigos da Tijuca, de Enxofães, Cantanhede a 17 de fevereiro, no Salão de Festas de Enxofães.

Depois disso, realizar-se-á o «Carnaval Trapalhão» a 18 de fevereiro e os corsos do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada, que acontecem no centro da cidade da Mealhada nos dias 26 e 28 de fevereiro e que têm como reis o ator Bruno Cabrerizo e a apresentadora televisiva Diana Taveira.

 

Imagens de Carolina Silveira e Rui Miguel Graça | CAPhoto Formação