O Espaço Inovação, na Mealhada, acolhe esta quinta-feira, 17 de setembro, o II Encontro de Parceiros dos Caminhos de Fátima, uma iniciativa da Associação Caminhos de Fátima, em parceria com o Turismo de Portugal, o Centro Nacional de Cultura, o Município da Mealhada e as Entidades Regionais de Turismo.
O encontro reúne municípios, associações de peregrinos, profissionais do turismo religioso e cultural, responsáveis por albergues e outras entidades ligadas à rede, com o objetivo concreto de avaliar o trabalho desenvolvido, identificar desafios e definir caminhos para reforçar os Caminhos de Fátima enquanto produto turístico.
Um dos momentos centrais será a assinatura de um Acordo de Colaboração entre a Associação Caminhos de Fátima, o Turismo de Portugal, o Centro Nacional de Cultura e as Entidades Regionais de Turismo, formalizando um compromisso conjunto para a valorização e promoção da rede.
O programa abre com uma reflexão sobre o presente e o futuro dos Caminhos de Fátima, seguindo-se um painel dedicado ao papel do International Workshops on Religious Tourism e da Bolsa de Turismo de Lisboa na promoção internacional do turismo religioso.
A manhã termina com uma mesa-redonda dedicada às oportunidades e desafios de transformar os Caminhos de Fátima num produto turístico cada vez mais estruturado e valorizado, com a participação de empresas e das Entidades Regionais de Turismo do Porto e Norte, Lisboa, Alentejo e Ribatejo e Centro de Portugal.
“Nos Pés do Peregrino” é análise que antecede o encerramento dos trabalhos, com participação de Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara da Mealhada. Os assuntos serão “Os Caminhos de Fátima e os Caminhos de Santiago no concelho da Mealhada” e “Caminhada – Como podemos proporcionar uma melhor experiência ao peregrino?”.
“A Mealhada não quer apenas estar no mapa dos Caminhos de Fátima, quer ser parte da construção do seu futuro. Por tal, este encontro reveste-se de extrema importância para o nosso município, mas também para todos os parceiros, neste trabalho conjunto e contínuo para reforçar esta oferta dos territórios enquanto produto turístico”, antecipa Filomena Pinheiro.
PROGRAMA
10h00 | Sessão de abertura
_ António Jorge Franco, Presidente da Câmara da Mealhada
_ Representante do Turismo de Portugal
_ Maria Calado, Presidente do Centro Nacional de Cultura
_ Purificação Reis, Presidente da Associação Caminhos de Fátima
10h15 | A Rede Caminhos de Fátima: presente e futuro
_ Catarina Silva, ACF – Do I Encontro de Parceiros até Hoje | O futuro da Gestão da Rede de Caminhos de Fátima
_ Turismo Centro de Portugal – Valorização do Caminho da Nazaré
10h45 | IWRT e BTL Turismo Religioso como veículos de promoção dos Caminhos de Fátima
_ Fernando Paquim, Chefe de Divisão de Empreendedorismo e Turismo da Câmara Municipal de Ourém
_ Pedro Mafra, Presidente da Associação Empresarial Ourém – Fátima
11h15 | Mesa-redonda | Potenciar os Caminhos de Fátima como produto turístico: oportunidades e desafios
_ Portugal A2Z Walking & Biking
_ ViajePortugal
_ Entidade Regional de Turismo Porto e Norte
_ Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa
_ Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo
_ Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal
Moderação: Turismo de Portugal
12h00 | Assinatura do Acordo de Colaboração entre ACF, Turismo de Portugal, Centro Nacional de Cultura e Entidades Regionais de Turismo
12h30 | Intervenção
Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços (a confirmar)
13h00 – Almoço
14h30 | Nos Pés do Peregrino
_ Filomena Pinheiro, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Mealhada – Os Caminhos de Fátima e os Caminhos de Santiago no concelho da Mealhada
_ Caminhada – “Como podemos proporcionar uma melhor experiência ao peregrino?”
16h30 | Partilha dos resultados da experiência “Nos pés do Peregrino”
17h00 | Encerramento






















