ProfJam, Zanova e Wet Bed Gang são os cabeças de cartaz da quinta edição do Festival da Juventude – 231 Fest, que se realiza na Quinta do Murtal, na cidade da Mealhada, a 24 e 25 de julho. O evento, pensado e concretizado pelos jovens, tem um orçamento camarário de 80 mil euros e a aquisição dos bilhetes já pode ser feita, desde ontem, no Cineteatro Messias e através da ticketline.
«O 231 Fest nasceu da vontade dos jovens que construíram um projeto para eles, que é feito precisamente por eles», começou por dizer Nuno Veiga, vereador na Câmara da Mealhada com o pelouro da Juventude, destacando a forma como os artistas emergentes – oriundos de vários pontos do país, nomeadamente Rio Tinto, Viseu, Águeda e Cantanhede – são selecionados para as edições do Festival. «Sempre que um “231” termina, coloca-se no Instagram quem é que os jovens gostariam de ver cá. As propostas feitas nos comentários são tratadas pelos jovens e dão origem a uma votação. Os mais votados são os que obviamente são convidados a estarem presentes», explicou Janine de Oliveira, técnica da Autarquia, responsável pelo setor da Juventude, acrescentando que, no que toca aos cabeças de cartaz, «a decisão fica a cargo da equipa da Juventude, olhando e auscultando os jovens que dela fazem parte».
Do concelho da Mealhada vão participar, Duarte Lourenço (Dual) e Martim Moreira (Buly), de 23 e 17 anos respetivamente, ambos rappers, mas que neste festival vão apresentar um álbum com dez faixas intitulado «Nossa Vibe». «Para os artistas que estão a começar, esta é uma oportunidade excecional», afirmou Duarte Lourenço, congratulando o facto de fazerem a abertura de ProfJam. «Estamos muitos ansiosos, mas não temos dúvidas de que vai correr tudo bem», destaca Martim Moreira, confessando que há sete meses que preparam este álbum.
Outra das premissas do festival é o facto de todo o 231 Fest, desde o seu início, ser planeado e realizado com a colaboração dos jovens do concelho da Mealhada, mas também da região. «Temos cerca de trinta jovens voluntários a trabalhar em todo o evento. Esta conferência de imprensa, que hoje realizamos, e os próprios cartazes foram feitos pelas estagiárias do 231, alunas da Escola Profissional da Mealhada», enalteceu Nuno Veiga, destacando que este festival «promove a Mealhada; tem qualidade; e disponibiliza segurança e boas condições a todos os participantes». «Se calhar, já faz frente a muitos festivais regionais e até nacionais», enfatizou.
Maria é uma das jovens voluntárias desde a segunda edição. «Tem sido muito bom fazer parte desta experiência», referiu, enumerando algumas das coisas que já fez: «Estar na entrada do evento a picar bilhetes, ver o que vai sendo necessário dentro do recinto, fazer tiktok’s. No fundo fazer o evento andar», explicou.
No cartaz do festival atuam a 24 de julho, sexta-feira, a partir das 22h00, Dual & Buly, Bunz, N4vep, Full K, ProfJam, Zanova e disc-jockey Mais Novo. No dia seguinte, será a vez de CLXRO, Migsly, Ricch, Sapage, Wet Bed Gang e os DJ’s Melo e Mika. Os bilhetes podem ser adquiridos, até 12 de julho, o diário por 3,50 euros e os dois dias por 5 euros; e de 13 de julho até aos dias do evento, 5 euros por cada noite e 7 para o passe de dois dias.
O recinto do evento, que terá também bilheteiras a funcionar em ambas as noites, contará com «street-food», bares e um autocarro municipal que circulará por todas as freguesias, disponibilizando meio de transporte a quem dele precisar.
Mónica Sofia Lopes






















