A Câmara Municipal da Mealhada realiza a cerimónia de entrega da segunda edição do Prémio Literário António Augusto Costa Simões esta quinta-feira, dia 6 de novembro, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal da Mealhada.

O Prémio Literário António Augusto da Costa Simões, instituído pela Câmara Municipal da Mealhada desde 2019, tem como finalidade genérica promover a produção de originais em língua portuguesa e divulgar o nome do seu honorável patrono. O prémio é restrito a obras originais, em língua portuguesa, inéditas, de produção individual e não premiadas anteriormente, podendo participar indivíduos de nacionalidade portuguesa ou estrangeira.

«É uma mais valia para o concelho da Mealhada, para a cultura e para os nossos escritores. São obras de referência que ficam no concelho da Mealhada», referiu António Jorge Franco, presidente da Autarquia da Mealhada, explicando que o vencedor arrecada um prémio monetário no valor de três mil euros e que o Município assegura os custos de impressão de 500 exemplares.

«Por um lado, homenageamos o pilar do desenvolvimento no nosso concelho, que foi Augusto Costa Simões, perpetuando assim a memória coletiva; por outro, este prémio é um incentivo à cultura», declarou Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara da Mealhada, explicando que este «é um concurso nacional, em que qualquer pessoa pode concorrer, tendo apenas a nuance de ter que referir algo sobre o nosso território».