O Município da Mealhada volta a realizar, este verão, o programa de voluntariado jovem Brigada Alt’Ambiente. De 1 de julho 14 de agosto, vários jovens dos 14 aos 30 anos vão participar em diversas atividades que visam promover práticas de proteção ambiental. As inscrições decorrem até 25 de junho, no site do Instituto Português do Desporto e da Juventude.
O Município da Mealhada acolher, novamente, o projeto “Brigada AltAmbiente”, no âmbito do Programa de Voluntariado Jovem Para a Natureza e Florestas”, promovido pelo IPDJ. “As atividades, direcionadas a jovens com idades dos 14 aos 30 anos, incluem sensibilização da população para a importância da participação pública nos processos de decisão ambiental, sensibilização da população para a adoção de práticas que promovam a economia circular, nomeadamente, reciclagem, reutilização, gestão ambiental, prevenção do desperdício alimentar e consumo sustentável e limpeza e manutenção de parques de lazer. Os jovens irão desenvolver atividades em diversos serviços municipais, da Cultura à Ação Social, do Turismo à Educação”, lê-se num comunicado municipal.
As ações terão início em vários espaços do Município, onde será feita uma abordagem teórica e prática que terá como objetivo motivar os jovens para o conhecimento e valorização do património natural da sua região, sensibilizando-os para a sua defesa enquanto riqueza e elemento essencial no equilíbrio ecológico e ambiental.
Na limpeza e manutenção dos parques de lazer, os voluntários irão proceder à recolha de resíduos e contagem de beatas de cigarros, colaborar nas tarefas de jardinagem, limpeza dos lagos e das grelhas de água, remoção de árvores mortas e resíduos verdes, rega das árvores e dos canteiros. Irão também fazer um levantamento das necessidades dos espaços verdes, e contribuir para a biodiversidade, construindo e aplicando caixas-abrigo, comedouros e hotéis de insetos e controlo de espécies invasoras.
Na sensibilização da população para a adoção de práticas que promovam a economia circular, os jovens irão ter um papel fundamental no projeto piloto de compostagem e hortas comunitárias implementado no Município da Mealhada. Participarão também em atividades de educação ambiental dinamizadas no Centro de Interpretação Ambiental.
Os jovens terão direito a treze euros por cada manhã e seguro de acidentes pessoais. As inscrições podem ser efetuadas em: https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/vjnf/acoes/3582municipio-de-mealhada-brigada-altambiente-2025.
Imagem com Direitos Reservados