O Carnaval de Palmo e Meio vai trazer 1300 pessoas, das quais mil crianças, ao centro da Mealhada, para uma tarde de domingo, 23 de fevereiro, “cheia de cor e alegria”. O desfile é de assistência gratuita, estando a concentração marcada para as 15h00, junto ao Centro Escolar da Mealhada, de onde parte o desfile, por volta das 15h30. O corso segue pela Rua Visconde Valdoeiro, Rua Dr. José Cerveira Lebre, Rua Eduardo Alves de Matos e termina junto à Câmara Municipal da Mealhada, na Tenda da Associação de Carnaval da Bairrada, com grande animação para os mais pequenos.

No Carnaval de Palmo e Meio os pavilhões (bandeiras) das quatro escolas de samba entrarão no desfile, assim como elementos das quatro baterias (Tijuca, Batuque, Imperatriz e Mangueira). “Teremos dois carros de som, um à frente e outro atrás; as baterias serão divididas; e teremos o Rei Momo (mascote do Carnaval da Mealhada) presente no percurso”, referiu, ao nosso jornal, Victor Ferreira, presidente da direção da ACB

O dia antes, sábado, 22 de fevereiro, será de grande animação. À tarde, a partir das 15h00, pelas vias dos corsos do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada haverá ensaio técnico da Associação do Carnaval da Bairrada feito pelas quatro escolas de samba: Amigos da Tijuca, Batuque, Real Imperatriz e Sócios da Mangueira. Um momento que já se torna também de folia e levanta um bocadinho do véu do que se passará nos próximos dias 2, 3 e 4 de março e obrigará ao encerramento de diversas ruas no centro da cidade, das 14h00 às 19h00.

Na noite de sábado, o Carnaval Trapalhão sai à rua, “com todos aqueles que se quiserem juntar ao desfile, a partir das 22h00, no centro da Mealhada”, avança a organização. O desfile terá a animação de “Xuxuzinha” acompanhada de um Trio Elétrico.

Neste momento, os reis do Carnaval da Mealhada em 2025 irão também em desfile com as personagens “A Ratoeira Portuguesa”, esperando-se, por isso, “bastante humor”. “Não sabemos o que irão fazer, porque são bons em fazer surpresas, mas garantimos a presença”, enfatiza o presidente da direção da ACB.

 

Mónica Sofia Lopes

Fotografia da edição de 2024