A escolha foi aprovada, por unanimidade, pela Comissão Política Concelhia e apresentada aos militantes em Plenário, tendo tido, segundo fonte do partido, “o apoio do presidente da Mesa do Plenário, Manuel Jacinto”. António Baptista Pires tem 55 anos, é natural da Pampilhosa, concelho da Mealhada, e pai de três filhos, sendo agora o cabeça de lista do Partido Social Democrata à Câmara Municipal da Mealhada.

O líder da concelhia do PSD, com formação na área de Ciências e um passado profissional ligado ao setor empresarial como diretor administrativo e financeiro e diretor de gestão e controlo de custos, em várias empresas, desempenha atualmente funções de gestor. “Depois de muito ponderar o desafio que me lançaram para ser candidato a presidente da Câmara Municipal da Mealhada e depois de ouvir muitas pessoas e a minha família decidi aceitar. Não o faço de ânimo leve, faço-o porque tenho a convicção firme de que posso contribuir para termos um concelho melhor, com melhor resposta às preocupações e necessidades de quem vive no concelho da Mealhada e de quem nos visita”, afirma, acrescentando ter sido “sensível aos apelos dos militantes mas também aos contactos com a população e instituições do concelho, que tenho ouvido com grande preocupação, desde que tomei posse como presidente da Comissão Política do PSD”.  “Levo muito a sério os projetos sociais e de apoio à comunidade aos quais darei uma especial atenção”, refere.

O candidato explica que a proposta do partido para o concelho “pretende implementar novas dinâmicas quer ao nível da gestão corrente, quer da estratégia do investimento. Tem havido um desaproveitamento das capacidades da região, seja a nível do turismo, seja industrial e habitacional. Pertencemos à região Centro, estamos no litoral, com bons acessos a vias de comunicação rodoviárias e o transporte ferroviário, que rapidamente nos colocam a norte, a sul ou na fronteira com Espanha, a poucos quilómetros dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, fundamental para o transporte de mercadorias, de matéria-prima e abastecimento, que potenciam a instalação de indústria e desenvolvimento urbano”.

Segundo António Baptista Pires, o concelho da Mealhada “está ultrapassado pelos concelhos vizinhos, em infraestruturas de apoio local e dinâmicas com os empresários para atração do investimento privado e investimento público em projetos criados pelo poder central, por exemplo na educação e no turismo, que não estamos a saber acolher e cativar”. “Na habitação para as famílias que presentemente são obrigadas a procurar fora do concelho uma residência.  Temos uma população jovem, que está sujeita a separar-se das suas raízes para procurar uma casa para residir”, continua o candidato, concluindo que “é igualmente fundamental a mobilidade no concelho. Não só no que respeita à fluidez do tráfego e circulação de milhares de automóveis ligeiros e pesados que diariamente atravessam a sede do concelho, como permitir aos munícipes que possam movimentar-se por todo o concelho, através de uma rede municipal de transporte público. Numa primeira fase para os idosos, mais carenciados ou com dificuldades motoras”.