A proposta do secretariado na Mealhada à Comissão Política Concelhia do Partido Socialista, com o nome do pampilhosense Guilherme Duarte, atual presidente da Fundação da Mata do Bussaco, foi aprovada, na noite da passada sexta-feira, com 96,3%, tornando-o assim o líder da candidatura do PS na Mealhada para as autárquicas de 2025.
Guilherme Duarte, natural da Pampilhosa, no concelho da Mealhada, é professor de formação, licenciado em Biologia e Geologia. Segundo nota de imprensa do PS Mealhada «tem um vasto passado ligado ao associativismo no concelho da Mealhada, tendo sido dirigente do Futebol Clube da Pampilhosa durante 30 anos, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa e ainda da Filarmónica Pampilhosense».
Ao nível autárquico, foi presidente da Assembleia de Freguesia da Pampilhosa durante 12 anos, membro da Assembleia Municipal da Mealhada, e, mais recentemente, de 2013 a 2021, foi vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, onde coordenou o setor da educação e do desporto. Atualmente exerce as funções de presidente do conselho diretivo da Fundação Mata do Bussaco, «onde tem desenvolvido um trabalho de grande mérito para todo o concelho», refuta a Concelhia do PS.
Joana Sá Pereira, presidente do PS Mealhada, justifica o nome escolhido: «O PS está empenhado em construir uma candidatura que valorize o nosso concelho, as nossas freguesias e as pessoas. O professor Guilherme Duarte é um homem com um percurso cívico e profissional íntegro, tem um grande conhecimento do nosso concelho e dos seus desafios e é alguém que tem dedicado a sua vida a fazer pontes e a construir caminhos de oportunidades. Em proximidade com os nossos concidadãos vamos fazer do nosso concelho um território de oportunidades».
Já sobre a reunião da passada sexta-feira, Joana Sá Pereira congratula o facto «de ter sido uma comissão política muito participada, com intervenções construtivas, onde imperou praticamente a unanimidade na escolha do único candidato apresentado pelo secretariado».
Ao nosso jornal, Guilherme Duarte garante estar «muito sensibilizado com as inúmeras mensagens de apoio recebidas, de pessoas de todo o concelho, entusiasmadas com a minha candidatura, em representação do PS, às próximas eleições». «Em proximidade, junto das pessoas, como sempre fiz ao longo da vida, encaro este desafio com motivação, convicto que posso contribuir para criar um concelho forte, inclusivo, com qualidade de vida», sublinha.
Texto de Mónica Sofia Lopes
Fotografia com Direitos Reservados