A Associação do Carnaval da Bairrada volta a ir a votos, no próximo dia 26 de dezembro, dois meses depois de empossar Fernando Marques, presidente da direção. As listas devem ser remetidas ao presidente demissionário da mesa da assembleia-geral até às 21h00 do dia 23 de dezembro.
A assembleia geral extraordinária acontece na próxima quinta-feira, dia 26 de dezembro, pelas 21h00, no Espaço Inovação da Mealhada. Na ordem de trabalhos estão previstos os seguintes pontos: «Balanço da atividade da direção de 16 de outubro a 26 de dezembro de 2024; eleição dos órgãos sociais para o triénio 2024-2026; e tomada de posse dos órgãos sociais eleitos».
As listas de candidatos aos órgãos sociais devem ser remetidas ao presidente demissionário da mesa da assembleia-geral, Helder Xabregas, por via eletrónica, através do correio eletrónico acb.assembleia.geral@gmail.com, até às 21h00 da próxima segunda-feira, dia 23 de dezembro, «com indicação dos nomes completos, números de contribuinte e cargos a desempenhar, na assembleia geral, direção e conselho fiscal, para que seja elaborado o respetivo ato de posse, a ser ratificado e assinado na própria assembleia».
Recordamos que o impasse na ACB começou no passado dia 29 de novembro, numa sessão extraordinária que propunha «fazer-se cumprir» e alterar os estatutos da associação e no qual compareceram 28 elementos. «Sem associados, juridicamente, a ACB não existe», defendeu o presidente demissionário da mesa, na última assembleia a 13 de dezembro, numa altura em que as escolas argumentam «dever estar focadas na realização do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada 2025».
Com os três órgãos sociais demissionários (exceto os quatro elementos representantes das escolas de samba que não se demitiram até à data da reunião da passada sexta-feira) a mesa da assembleia acabou por defender a necessidade de novo ato eleitoral.
Mónica Sofia Lopes