«Vila Cristalina» vai ser levada a cabo pela Junta de Freguesia de Luso, em parceria com a AquaCristalina e as empresas P8 e Adoro Idiotas, e pretende tornar o Luso uma vila de Natal, de 14 de dezembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025. Com uma programação para toda a família, o projeto tem um orçamento de 56.500 euros (com os valores mais dispendiosos a prenderem-se com as iluminações e a rampa de gelo ecológica), em que destes, 16.500 euros são provenientes de patrocinadores e 25 mil da Junta de Luso. O epicentro das atividades acontece na Avenida Emídio Navarro e o acesso é gratuito.
Mercado de Natal, diversos espetáculos para crianças e famílias, contos de histórias, espaço de «workshops» e uma zona infantil com puzzles, local de leitura e outras atividades infantis serão os «ingredientes» principais de uma das tendas – a que conta com o apoio da Autarquia da Mealhada – que se situará na avenida junto aos míticos quiosques de madeira da vila de Luso, que também farão parte deste evento. A Tenda 2 será reservada ao colecionismo com comboios de modelismo; pista de slot car e simuladores de kart para crianças; bem como uma zona do cubo mágico.
No exterior – a avenida estará encerrada ao trânsito no sentido ascendente – haverá um espaço de bebidas e comidas; animação de rua; rampa de gelo ecológica (com 20 metros de comprimento por cinco de altura), zona de insufláveis, jogos de tabuleiro gigantes, casinha do Pai Natal, «Jardim das Delícias com Casinha de Chocolate» e o «livro gigante» com a história infantil «A Gotinha Cristalina e a Magia do Natal», das lusenses Arlete Gomes e Inês Seabra, que desvenda a narrativa de uma gotinha que vem desde o Bussaco até à Fonte de São João.
O projeto «Vila Cristalina: Natal em Luso – Bussaco» conta ainda com uma mascote e um hino da composição de Hugo Moreira, inspirado na história da Gotinha. A programação diária pode ser acompanhada nas redes sociais em «vilacristalina.luso».
Apesar de só ter início a 14 de dezembro, a «Festa da Luz», altura em que se inauguraram as luzes de Natal na freguesia, aconteceu na noite da passada sexta-feira, seguido de um jantar volante promovido por dez associações locais. No âmbito desta responsabilidade social decorrerá também, no próximo sábado, 7 de dezembro, uma Ceia de Natal a reverter para o Grupo de Ação Sociocaritativo de Luso; uma bicicletada e caminhada solidárias, respetivamente, nos dias 15 e 22, a favor do Centro Social Melo Pimenta; e o «Domingo dos Sabores de Natal» a 22 de dezembro com a presença de nove associações locais a vender diferentes doces de Natal «confecionados pelos avós».
Da AquaCristalina – associação de pessoas, que tem como propósito o desenvolvimento cultural, turístico e económico da vila de Luso, de modo a maximizar o potencial da vila com o foco nos comerciantes, hoteleiros e restauração e desta forma contribuir para o seu desenvolvimento -, Edite Balau referiu, na conferência de imprensa levada a cabo na passada sexta-feira, ser este um projeto «ambicioso». «Se conseguimos chegar até aqui, vamos chegar ainda mais longe», afirmou, desejando «enriquecer esta “vila” com a interação conjunta de toda a comunidade». «Perspetivamos atrair mais pessoas, enriquecer esta vila termal e estar mais conectados com o Bussaco, explorar o seu potencial, viver a sua riqueza global e valorizar o Luso enquanto porta de entrada da Mata», acrescentou ainda.
Claudemiro Semedo, presidente da Junta de Luso, recordou que, depois de tomar posse em 2013, «o executivo pensou logo em algo diferenciador para 2014 com as iluminações». «Com o foco nas nossas casas senhoriais, “nascem” os candelários que fomos adquirindo aos poucos. Este ano resolvemos dar o salto», sublinhou o autarca.
Mónica Sofia Lopes