Há um ano implementada na Mealhada, a Moderna – Academia de Música destaca-se pelas inúmeras respostas que disponibiliza na área musical, mas também, pelo facto, dos cursos no setor da música moderna serem certificados por duas entidades de origem londrina: a RSL Awards e a Trinity College. Para além desta mais valia, numa área que não é tão usual, esta escola de música tem programas definidos, onde a experiência com cada instrumento está, em cada ano, muito bem definida.

Para todas as idades, desde o nível mais básico ao mais avançado, os cursos podem ser livres ou certificados, em várias áreas, e as aulas podem ser presenciais ou também online. Os instrumentos são diversos: guitarra (elétrica, acústica, clássica), piano (clássico, moderno), teclado, ukulele, trompete, acordeão, bateria, violino, baixo, canto, músicas para bebés, saxofone e cavaquinho. Durante as aulas, os alunos podem substituir os livros por uma aplicação de música, que permite «facilitar o processo de aprendizagem e torná-lo ainda mais interativo».

«Muitas escolas dão aulas, mas julgo que o que nos diferencia é o facto dos cursos (que podem ir até ao nível oito) serem certificados numa área pouco usual, como da música moderna / popular / contemporânea, onde se integra, por exemplo, o pop, rock, blues, metal, jazz e tudo o que se relaciona com o estilo de música mais “consumida”», começa por explicar Carlos Fileno, diretor e professor da Moderna – Academia de Música, do qual foi impulsionador da sua abertura na Mealhada (a primeira escola situa-se em Miranda do Corvo), um concelho com o qual tem uma ligação emocional e «onde há um ano não havia esta resposta».

Carlos Fileno enfatiza que «mais do que a certificação, termos um programa bem estruturado, feito pelas duas entidades, criadas no Reino Unido, em que os alunos, ao fim de cada nível, são alvo de uma avaliação externa é, efetivamente, uma mais valia». «Os alunos também podem ter temas livres e levarem a exame algo que não está nos programas, indo ao encontro das necessidades e expectativas de cada um, cumprindo, contudo, os critérios pressupostos», explica ainda o mentor da Moderna – Academia de Música, que, na Mealhada, tem como instrumentos «mais comuns» a guitarra, o piano, canto e bateria, mas também o baixo e o cavaquinho.

Do sexto ao oitavo grau, a certificação disponibiliza os créditos UCAS (Universities and Colleges Admissions Service) do Reino Unido, o que significa que «os alunos têm a oportunidade de obter uma certificação respeitada que impulsiona as suas carreiras musicais e abre portas para oportunidades de educação e trabalho em toda a Europa e no mundo».

Esta academia promove também, na região de Coimbra, «aulas e programas de expressão musical para seniores e crianças, em lares e infantários», não descartando a hipótese «de o vir a implementar na Mealhada», se assim for solicitado.

A Moderna – Academia de Música situa-se na Mealhada, concretamente na Rua Alexandre Herculano, na Urbanização Quinta dos Coutos, perto da zona do Centro de Saúde. Carlos Fileno, Carolina Morán, Luís Soares, Olesia Meisarosk e Diogo Ramos são os professores alocados na área da música, assim como Danielle Duran pelo Inglês. Isto porque recentemente a escola criou uma Academia de Línguas, representante da Trinity e reconhecida pelo Ministério da Educação Britânico, que já conta com duas turmas e aulas individuais, em que também aqui «a certificação assegura que os nossos alunos recebem uma educação de qualidade, com currículos atualizados e métodos de ensino inovadores». Os preços, garante Carlos Fileno, «são muito abaixo da média».

A Academia Moderna encontra-se em https://www.mmoderna.com/ e/ou através do número de telemóvel 961 273 896 ou do correio eletrónico moderna@mail.com.