Notícia atualizada às 17h28 de 18 de outubro de 2024
Este ano, o Município da Mealhada integra o programa oficial do MATE (Music Art Technology Education) Festival 2024. Ao contrário do previsto, a residência artística Grupo Cultural Pataca do Norte, originário da Guiné Bissau*, não estará presente, mas haverá na mesma uma apresentação, de entrada gratuita, este sábado, na Mealhada, pelas 17h00, no Cineteatro Messias, das quatro escolas de samba do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada, que nas últimas semanas vinham a preparar-se para uma atuação em conjunto com o referido grupo internacional. Apresentação semelhante decorrerá no domingo, dia 20, em Coimbra.
Segundo Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara da Mealhada, esta é “uma oportunidade única de promover a cultura local e fortalecer a visibilidade do município, a nível nacional e internacional, amplificando o impacto cultural e criativo da Mealhada e posicionando-o como um centro de inovação e cultura”.
Hoje, e segundo avançamos há já umas semanas, o ensaio geral realizar-se-á na escola de samba Amigos da Tijuca, na cidade da Mealhada.
*”Após um longo processo de cinco meses, com sinalização positiva e recolha dos passaportes, o grupo Pataca do Norte, da Guiné-Bissau, aguardou durante três dias no aeroporto pelo visto de entrada em Portugal. este resultado, infelizmente, significa que não poderemos contar com a sua presença e talento no nosso evento”, lê-se numa publicação, na rede social Instagram, do MATE Festival.