A intervenção vai abranger os municípios da Mealhada e Anadia, que formam um agrupamento de entidades adjudicantes para intervenção nos recursos hídricos. O concurso publico para a empreitada foi lançado pelos dois municípios. Mealhada assume 55% da obra e Anadia os restantes 45.

A obra será apoiada pela Agência Portuguesa do Ambiente através do Fundo Ambiental. Na Mealhada, a empreitada abrange as Freguesias de Pampilhosa, Vacariça, Casal Comba e União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes.

A intervenção, segundo um comunicado da Autarquia da Mealhada, “assenta na limpeza e reparação das margens, recuperando e valorizando o leito deste rio e suas margens, danificadas pelas últimas cheias”.

Em 2021, por exemplo, o Município de Anadia procedeu à limpeza das margens dos rios Serra e Cértima, lamentando na altura a falta de “qualquer comparticipação ou apoio por parte do Governo, ao contrário, do que acontece com a limpeza e reabilitação do Rio Levira. No entanto, o Município já solicitou à Agência Portuguesa do Ambiente o pedido de comparticipação, de forma a que se viabilize o apoio nestes cursos de água”.

 

 

Fotografia: Facebook “Freguesia de Casal Comba”