O Parque da Cidade da Mealhada será o palco do Campeonato Nacional de Disc Golf, uma escolha da Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco (APUDD), que se disputa a 21 e 22 de setembro. O Disc Golf é uma modalidade muito popular nos Estados Unidos da América e no norte da Europa e que tem vindo a crescer também em Portugal.

Tendo em conta as características do Parque da Cidade da Mealhada, de espaço verde, que se vão descobrindo em áreas distintas, este parque é um cenário perfeito, com obstáculos naturais, para um percurso de Disc Golf, que tem tem regras semelhantes às do golf. «A diferença com o golf é que em vez de bolas usam-se discos e o objetivo é encestar um disco num cesto específico utilizando o menor número de lançamentos possíveis. Existem vários tipos de discos com diferentes perfis para conseguir lançamentos longos, médios e de curto alcance e em vez dos buracos do golfe existem cestos para introduzir o disco», lê-se num comunicado da Autarquia da Mealhada, que acrescenta que «no início de cada buraco, lança-se o disco de uma base de saída “Tee”, volta-se a lançar desde do sítio onde o disco caiu, e o disco e termina quando o disco entra dentro do cesto».

“A realização deste Campeonato na Mealhada foi um desafio que nos foi colocado pela APUDD e que acolhemos desde logo até porque já havíamos encetado conversações no sentido de podermos ter aqui um campo permanente da modalidade. O Campeonato será realizado com estruturas temporárias, mas, no nosso horizonte, está a possibilidade de podermos desenvolver esta modalidade no Município”, explica Ricardo Santos, vereador do Desporto da Câmara Municipal da Mealhada.

Recorde-se que o Parque da Cidade da Mealhada é um espaço verde de cerca de 14 hectares, de uso polivalente, que resultou da requalificação dos antigos Viveiros da Mealhada. Além de um arvoredo muito diversificado, onde proliferam espécies autóctones, dispõe de amplas áreas verdes para o convívio e o lazer, e também de vários equipamentos para a prática desportiva, designadamente Campos de Ténis e de Futebol de Praia.

Em Portugal só existem meia dúzia de percursos permanentes para a modalidade (Amadora, Bragança, Odemira, Odeceixe, Cantanhede e Porto), sendo, outros tantos, usados de forma temporária, como será o caso do Parque da Cidade da Mealhada.  O nosso país já participou nos campeonatos europeus de 2018 e 2021, na Croácia e Chéquia, no Campeonato Mundial de Equipas, em 2022, na Croácia, e nos campeonatos europeus de Open e Masters na Estónia e Hungria.

Mais informações: Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco (APUDD) sofia.pereira@beachultimate.org.