Uma operadora de transportes internacional, que opera em Portugal, e que oferece serviços a baixo custo, fez um pedido à Câmara da Mealhada para ter uma «paragem» na Mealhada, no âmbito dos serviços regulares de transporte expresso. O executivo municipal aprovou, por unanimidade, no passado dia 5 de agosto, a sua paragem.
«A Flixbus é uma empresa de transporte público que opera em todo o mundo, no fundo uma empresa privada que presta serviço público e que, neste momento, pede uma paragem aqui para uma linha que tem entre o Norte de Portugal e Coimbra», começou por explicar António Jorge Franco, presidente da Autarquia, acrescentando que «a mobilidade é fundamental. Na reunião que tive com esta empresa dei logo o meu aval. É sinal que olham para o nosso concelho com potencial. Disseram-me que há muitas pessoas no concelho a apostar neste serviço e queremos dar mais respostas ao nível da mobilidade».
«Se saem da Autoestrada e param aqui é porque veem na Mealhada uma mais valia para fazerem este desvio. Fazem-no com os estudos que têm», acrescentou o autarca, afirmando que «muitas pessoas do concelho vão para o aeroporto do Porto neste serviço e agora já podem seguir diretamente da Mealhada».
Sobre a temática dos transportes, o edil voltou a focar que o concelho vai ser também servido «por uma rede (intermunicipal) mais moderna e eficaz a partir de janeiro. O importante é utilizá-lo. Não devemos pagar os nossos impostos para eles andarem vazios e grande parte dos mealhadenses pensa que só existem transportes escolares». «Vamos adaptar horários e ter uma bilhética conjunta, com outros transportes, cujo passe já está desenhado e aprovado pela Comunidade Intermunicipal de Coimbra», disse ainda António Jorge Franco.
Mónica Sofia Lopes