O concelho da Mealhada é aquele que na Bairrada apresenta o maior volume de rendimentos declarados no IRS de 2022, sendo o terceiro no distrito de Aveiro e o quarto em toda a região de Coimbra com a maior média deste indicador, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE) no estudo sobre rendimento líquido por concelhos em Portugal continental.

«Com um valor mediano anual por pessoa de 10.864 euros, o Município da Mealhada está em destaque no estudo “Estatísticas do Rendimento ao Nível Local”, que tem por base dados fiscais da Autoridade Tributária (AT) no que concerne à nota de liquidação do Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), sendo o concelho bairradino com maior volume médio de rendimentos declarados», avança a Autarquia da Mealhada, em comunicado, onde se lê também que «o Município integra o pódio do Distrito de Aveiro, numa lista liderada pela capital do distrito, que apresenta um valor mediano de 12.087 euros de rendimento por pessoa, seguindo-se Ílhavo, com um valor de 11.223 euros, e a Mealhada com um rendimento médio por pessoa de 10.864 euros por ano, um número acima da referência nacional que é de 10.679 euros».

Se aplicarmos o filtro para a Região de Coimbra, o Município da Mealhada figura na quarta posição, com Coimbra a liderar com 12.557, sendo o quinto maior resultado do país, seguindo-se Condeixa-a-Nova (11.672 euros) e Figueira da Foz (11.227 euros).

A nível nacional, é Oeiras que apresenta o maior volume de rendimentos, com um valor médio de 15.190 euros. Lisboa ocupa a segunda posição, com uma média de 13.809 euros, e Alcochete fecha o pódio com 12.874 euros.

Na totalidade dos municípios de Portugal Continental, a Mealhada é o 53.º com a média mais alta de rendimentos ao abrigo do imposto sobre pessoas singulares, um patamar que leva o presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco, a comentar que “é um excelente indicador da nossa economia, muito mais quando vemos que estes números sofreram um aumento de 5,6% em relação a 2021”.

“O apoio aos nossos empresários e as projetadas expansões das nossas zonas industriais, entre outras medidas, certamente que vão contribuir para números ainda mais expressivos nesta matéria, que se refletirão na criação de mais postos de trabalho e na melhoria das condições dos trabalhadores do nosso concelho. São eles e os empresários os grandes criadores de riqueza do nosso território e estão de parabéns por mais este indicador demonstrativo boa saúde da nossa economia”, concluiu o autarca.

Importa recordar que o Município da Mealhada, em termos da participação variável no IRS, está atualmente a devolver 3% deste imposto aos seus munícipes, abdicando de 60% da receita total que seria arrecadada pela Câmara.

De acordo com o INE, os resultados apresentados neste estudo foram produzidos com base em dados fiscais anonimizados da AT, relativos à nota de liquidação do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS – Modelo 3), obtidos no âmbito de um protocolo celebrado entre a AT e o INE. Estes resultados baseiam-se nos valores do rendimento bruto declarado, do IRS liquidado e da variável derivada “rendimento bruto declarado deduzido do IRS liquidado”, por agregado fiscal e por sujeito passivo.