A Câmara da Mealhada assinalou, ontem, 25 de julho, o Dia de Santiago, com uma oferta diferenciada aos peregrinos. Além de degustarem a gastronomia local, os peregrinos puderam visitar, gratuitamente, a Mata Nacional do Bussaco e o Convento de Santa Cruz.
São milhares os peregrinos que cruzam a Mealhada no Caminho de Santiago, mas aqueles que o fizeram ontem, no dia dedicado ao Santo, tiveram algumas surpresas. A Autarquia da Mealhada ofereceu um pack com a gastronomia local, dando a conhecer as “4 Maravilhas da Mealhada da Mealhada – Água, Pão, Vinho e Leitão”.
Além da gastronomia, o Município, em conjunto com a Fundação Mata do Bussaco, proporcionou uma visita guiada à Mata Nacional do Bussaco e ao Convento de Santa Cruz e uma visita à exposição “Rainha Santa Peregrina”, no posto de Turismo Luso Bussaco. Durante a tarde decorreu uma missa na Capela de São Sebastião, situada no centro da Mealhada, situada no itinerário dos Caminhos de Santiago.
O Município da Mealhada integra o Caminho Português de Santiago Central – Região Centro, cuja certificação foi publicada, a 19 de julho de 2023, em Diário da República.
Os Caminhos de Santiago são os percursos dos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o século IX para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior, cujo suposto sepulcro se encontra na catedral de Santiago de Compostela.