A Federação Distrital de Aveiro do Partido Socialista vai a votos, no final do próximo mês de setembro, e conta já com dois candidatos: o atual – Jorge Sequeira – que se recandidata ao cargo, sob o lema “por Aveiro, pelo distrito inteiro”; mas também Hugo Oliveira com a candidatura “É Tempo de Fazer Mais”.

Jorge Sequeira – que se pode candidatar ao cargo pela última vez -, em comunicado, renova “o compromisso assumido nos anteriores mandatos”. “Assumo-o como imperativo de militância e dever cívico. Faço-o com a convicção de poder continuar a contribuir para uma Federação coesa e ousada”, refere, pretendendo “envolver todos os militantes na reflexão sobre o futuro e na construção de soluções que promovam a democracia interna, contribuindo para escolhas competentes e vencedoras nos próximos desafios, apostando no rejuvenescimento do partido”.

Segundo a mesma nota “vários apoios à recandidatura do atual líder já foram tornados públicos e salientam a inteligência, capacidade de trabalho, integridade e seriedade de Jorge Sequeira, bem como o seu caráter empático e humilde”, nomeadamente, “todos os presidentes de Câmara eleitos pelo PS no distrito; os deputados à Assembleia da República, Cláudia Cruz Oliveira e Filipe Neto Brandão; o presidente do Gabinete de Estudos da Federação, Jesus Vidinha; o líder da Federação Distrital da Juventude Socialista, João Costa; os presidentes das Concelhias de São João da Madeira, Aveiro, Oliveira de Azeméis, Mealhada, Albergaria-a-Velha e Oliveira do Bairro, e de destacados militantes como Porfírio Silva e Alberto Souto.

A apresentação da candidatura “por Aveiro, pelo distrito inteiro” decorrerá no próximo dia 20 de julho, pelas 18h00, em Aveiro.

Hugo Oliveira, deputado do Partido Socialista, anunciou a sua candidatura, em carta enviada aos militantes, defendendo que “o contexto político resultante das recentes eleições legislativas, no qual o PS assumiu o papel de líder da oposição, é altamente desafiante e exige aos socialistas que, perante novas exigências, encontrem novas respostas para fazer mais”. “Embora assuma com total franqueza o que foi feito, há muito que ficou por fazer e, por isso, é chegado o tempo de fazer mais. Sou candidato à presidência da Federação, envolvendo e valorizando todos os socialistas do distrito”, sublinha, acrescentando que está a ser construído um projeto que edifique “uma Federação agregadora, forte e acima de tudo mais organizada, mais presente e dinâmica, com uma liderança próxima, disponível e conhecedora”.

Hugo Oliveira é deputado à Assembleia da República desde 2019. Foi vice-presidente da Federação de Aveiro do Partido Socialista de 2018 a 2024. Tem 42 anos de idade, é operário e frequenta o curso superior de Ciências da Comunicação, na Universidade Autónoma de Lisboa. Foi adjunto do Ministro das Infraestruturas e da Habitação no XXI Governo Constitucional e assessor político do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, no mesmo executivo; e membro da Assembleia Municipal de Estarreja de 2009 a 2013 e de 2017 a 2021.

O estarrejense apresentou, na passada sexta-feira, publicamente, a sua candidatura.