Esta sexta-feira, dia 7 de junho, pelas 21h30, o Pavilhão Multiusos de Febres, no concelho de Cantanhede, receberá a Gala de Entrega de Prémios das 33.ª Escolíadas Glicínias Plaza, encerrando assim o final de mais uma edição.

Todos os anos, este projeto envolve milhares de jovens de agrupamentos de escolas e escolas secundárias, do ensino regular e profissional, público e privado das regiões de Aveiro, Coimbra e Viseu. Em 2024 estiveram envolvidos dezoito estabelecimentos escolares e cerca de dois mil participantes, com origem nos três distritos da região Centro.  O conjunto de onze espetáculos decorreu desde abril até ao fim do mês de maio, em cinco salas de espetáculo diferentes. Hoje, 7 de junho, celebra-se o fim da edição com a última noite do festival artístico, no Pavilhão Multiusos de Febres, pelas 21h30.

A Gala de Entrega de Prémios juntará escolas, entidades públicas e parceiros privados, em ambiente de festa, onde todos os participantes serão premiados. Serão novamente apresentadas quatro provas de música e dança e duas claques, as mais pontuadas no conjunto dos três Polos. Este último espetáculo irá reunir em exclusivo grande parte dos alunos e professores envolvidos nesta edição do projeto, premiando os participantes e os nomeados nas categorias: Melhor Apresentador/a, Melhor Chefe de Claque, Melhor Intérprete de Dança, Melhor Músico/a, Melhor Intérprete de Teatro e Melhor Voz. Após a entrega de prémios haverá ambiente de animação, festa e convívio. A cerimónia estará aberta a todos (pais, professores, familiares, amigos), com entrada livre e sem necessidade de adquirir bilhete.

O Colégio de Albergaria venceu, recorde-se, pela segunda vez consecutiva, mais uma edição Escolíadas Glicínias Plaza. «Não consigo descrever o que sinto após mais um ano de Escolíadas. Isto é um sonho. É o nosso sonho. Todas as horas a fio que dedicamos e entregamos a este projeto, desde o primeiro dia, tudo isso vale muito a pena. Foram muitas noites mal dormidas, muitas dores de cabeça, muitos choros e muitas emoções à mistura. Isso faz parte, é normal e todos os anos assim será. O amor que temos a este projeto não tem medida. Todos estão de parabéns: a associação Escolíadas, as outras escolas que partilharam o palco connosco, os pais, professores, alunos, funcionários. Cada um deles contribuiu para que isto fosse possível», confessou-nos, em lágrimas, uma aluna do Colégio de Albergaria.

O apelo ao fim da guerra e da violência foi o tema escolhido este ano. «Este foi um alerta, um apelo à paz frente a todas as guerras que continuam a acontecer atualmente. Somos jovens com voz ativa. Decidimos desde logo usar a nossa voz para exprimirmos», partilhou um aluno do Colégio.

São várias as entidades que apoiam este projeto, garantindo a sua concretização: Municípios de Viseu, Figueira da Foz, Ílhavo, Águeda, Mealhada e Cantanhede, DGEsTE – DSRC, IPDJ, IEFP, Diatosta, Fundação Millennium BCP, Águas da Figueira, Associação Gira Sol. O mainsponsor do projeto é o Centro Comercial Glicínias Plaza, detentor do naming do projeto há quase uma década, numa parceria única e duradoura.