Cerca de oito centenas de pessoas, oriundas de quinze municípios, participaram, durante todo o dia de ontem, no 1.º Encontro Sénior da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que se realizou na Mealhada. «É um orgulho para nós sentirmos a vossa energia e união pela região», afirmou, na cerimónia de receção, António Jorge Franco, presidente da Autarquia anfitriã, enfatizando ser também esta uma forma «de agradecer o que fizeram, durante muitos anos, pelo nosso território».
Dança, fitness e muita animação marcaram o dia para 800 seniores, de vários municípios da CIM- Região de Coimbra, num primeiro encontro que visou promover a atividade física e o convívio, minimizando o isolamento e o sedentarismo, premissas levadas a cabo por cada concelho envolvido na iniciativa.
«Sou da freguesia de São Caetano (Cantanhede) e tenho aulas de dança e ginástica, todas as semanas. Hoje espero divertir-me muito neste encontro», declarou, ao nosso jornal na chegada aos Paços do Concelho, Celeste Ramos, de 70 anos, corroborada por Maria Cristina, de 77 anos, oriunda de Montemor-o-Velho, que garantiu «estar na Mealhada pela primeira vez». «É uma cidade muito bonita», referiu, explicando que «o autocarro veio cheio de Montemor». «Este passeio vai ser bom para nós», enalteceu.
De Vila Nova de Poiares, encontrámos Alice Costa, de 77 anos, natural do Bussaco (Mealhada). «Sou daqui, mas vivo há muitos anos em Poiares. Ainda agora cheguei e já encontrei a minha irmã e uma prima, por isso, este encontro promete vir a ser um dia de muita alegria», referiu, adiantando que, na terra onde vive, faz «ginástica de 15 em 15 dias».
Já no Parque da Cidade, para além das atividades físicas, foram apresentadas as comitivas presentes, marcando presença alguns dos membros dos executivos municipais. Tanto Helena Teodósio, vice-presidente da CIM – Região de Coimbra, como o presidente da Câmara da Mealhada, assinalaram a importância de «preservar a memória» dos municípios. Sublinharam ainda a necessidade de a população sénior «continuar ativa na comunidade, nos mais diversos quadrantes, da cultura ao desporto ou à cidadania».
Organizado pela Câmara da Mealhada, com a parceria da CIM – Região de Coimbra, «este primeiro Encontro Sénior insere-se na visão de que os municípios devem proporcionar um plano de atividades lúdico-desportivas, designadamente, programas e orientações de natureza inclusiva e multilateral».
Texto de Mónica Sofia Lopes
Galeria de fotografias de Bernardete Gomes e Mónica Lopes em https://www.facebook.com/bairradainformacao