Depois de ter passado pela Figueira da Foz, o maior festival artístico do ensino secundário prossegue nos próximos dias 3, 4 e 5 de maio, na Casa da Cultura de Ílhavo, com a apresentação de três espetáculos com as escolas da região de Aveiro. «Desde 2009 que nos sentimos em casa, em Ílhavo. Há quinze anos que o Município acolhe as Escolíadas Glicínias Plaza e somos muito gratos», afirmou Cláudio Pires, fundador do projeto.

A Casa da Cultura de Ílhavo acolhe oito escolas participantes, com mais de 600 alunos e professores em palco. A concurso estarão a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, Escola Secundária da Gafanha da Nazaré e Escola Secundária de Vagos (3 de maio); Escola Secundária de Mortágua e Colégio de Albergaria (4 de maio); e as Escolas Secundária José Estevão (Aveiro), de Mira e da Mealhada (5 de maio). Nestes três dias de espetáculos, espera-se uma grande partilha de arte, conhecimento, talento e criatividade entre os jovens.

Este concurso artístico interescolar é desenvolvido pela Associação Escolíadas, numa missão de promoção da Educação para as Artes, envolvendo milhares de jovens de agrupamentos de escolas e escolas secundárias, do ensino regular e profissional, público e privado das regiões de Aveiro, Coimbra e Viseu.

São várias as entidades que apoiam este projeto, garantindo a sua concretização: Municípios de Viseu, Figueira da Foz, Ílhavo, Águeda e Mealhada, DGEsTE – DSRC, IPDJ, IEFP, Diatosta, Fundação Millennium BCP e Águas da Figueira.

Os bilhetes para assistir às primeiras e terceira sessões do 2.º Polo, encontram-se esgotados. Ainda é possível adquirir bilhetes para a 2.ª sessão, junto da Casa da Cultura de Ílhavo, Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, bol.pt e postos de venda da BOL.

 

 

Calendário Escolíadas Glicínias Plaza 2024

 

Polo II

CCI Ílhavo

3 de maio – 21h30

EPADRV

A.E. Gafanha da Nazaré

A.E. Vagos

 

4 de maio – 21h30

A.E Mortágua

Colégio de Albergaria

 

5 de maio – 17h

A.E. José Estevão

A.E Mira

A.E. Mealhada

 

 

Polo III

Multiusos de Viseu

10 de maio – 21h30

A.E. Santa Comba Dão

Escola Profissional de Carvalhais

Escola Secundária Alves Martins

 

11 de maio – 21h30

A.E Carregal do Sal

A.E Tondela

 

 

Finais

Centro de Artes de Águeda

24 de maio – 21h30 – Final Polo I

25 de maio – 21h30 – Final Polo II

26 de maio – 17h – Final Polo III

 

 

Finalíssima

(local a definir)

31 de maio – 21h30

 

 

Gala de Entrega de Prémios

Cineteatro Messias

7 de junho