A Câmara da Mealhada e a Junta da União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes «inaugurou», na manhã de ontem, 3 de março, um «Espaço Fitness Outdoor», no Largo das Sobreiras, em Arinhos, na localidade de Ventosa do Bairro. A nova oferta contou com um investimento superior a vinte mil euros.

«São três máquinas, uma elíptica, que simula o alpinismo; uma bicicleta para trabalhar o cardio; e outro equipamento para trabalho muscular», explicou Edgar Canelas, técnico do setor do Desporto do Município da Mealhada, que, após um pequeno aquecimento, ajudou na utilização dos equipamentos a perto de duas de dezenas de pessoas.

«Este era um espaço muito abandonado, que tinha um parque infantil já muito degradado e velho, com se calhar uns vinte anos», referiu, ao nosso jornal, António Jorge Franco, presidente da Autarquia da Mealhada, afirmando ter sido «um desafio da Junta, que logo concordamos por considerarmos importante que os habitantes daqui tenham meios para fazerem exercício físico, pois sabemos que são hábitos que se criam».

Abílio Semedo, presidente da Junta da União de Freguesias, enfatizou o facto de o «espaço ser importante para a população mais velha, num sítio com poucos habitantes e com cada vez menos jovens», o que levou também «à criação de uma mesa com bancos para que tenham assim um espaço de lazer». «Algo similar iremos também fazer na Antes», acrescentou o autarca.

As máquinas e sua colocação tiveram um investimento camarário de cerca de vinte mil euros; já o restante mobiliário, no valor de cerca de mil euros, ficou a cargo da Junta da União de Freguesias.

Presente na manhã de ontem estava David Ferreira, de 23 anos, residente em Arinhos. «Acho uma boa ideia. O parque que existia estava degradado e, portanto, foi uma excelente substituição, até para que os mais velhos venham aqui e lhes possa despertar algum interesse para o exercício», disse o jovem, admitindo não fazer «tanto exercício como deveria». «Com estas máquinas aqui, se calhar, também vou ganhar outra vontade e conciliar com uma corrida e uma volta de bicicleta», enfatizou.

Palavras corroboradas por Ilídio Mesquita, de 73 anos, que congratula o «novo» parque. «Vou utilizar com toda a certeza, em vez de estar sentado num banco, faço algum exercício nestas duas máquinas, porque há ali outra que acho que não consigo», disse-nos, entre risos, lançando o repto aos autarcas para «a colocação de um baloiço». «As crianças são poucas, mas vinham aqui e, no verão, com os emigrantes, ainda são mais», apelou o munícipe.

Declaração que levou o executivo da Junta, a avançar que «a menos de um quilómetro deste local, será ampliado e melhorado o parque infantil do Largo de São Martinho».

Recordamos que, nesta área desportiva, o Município da Mealhada recebeu, em dezembro passado, o reconhecimento «Destino Ativo e de Experiências», no XIX Seminário dos Municípios Amigos do Desporto, que decorreu em Castro Daire. «Esta distinção – “Destino Ativo e de Experiências” – é atribuída aos municípios em que reconhecidamente se valorizam as ligações entre a atividade desportiva e o turismo, nomeadamente no que se refere ao envolvimento da restauração e hotelaria, com impactos positivos na economia local», lê-se num comunicado municipal, que acrescenta que «no caso da Mealhada foram destacados os aspectos de turismo cultural, gastronómico e religioso».

 

Mónica Sofia Lopes