A “Magia do Natal” vai invadir o concelho da Mealhada, de 1 de dezembro a 7 de janeiro, com um programa de múltiplas atividades: mercadinhos, teatro infantil, concertos, oficinas para toda a família, rotas de presépios e, claro, com a presença do Pai Natal.
A quadra começa com a inauguração da iluminação de Natal, a 1 de dezembro, na Mealhada e na Pampilhosa, e em Luso (18h30), a 2 de dezembro. Até final da quadra, multiplicam-se as atividades nas diversas freguesias e palcos do concelho. O Mercadinho de Natal da Mealhada, com a casa do Pai Natal, ficará situado junto ao Jardim Municipal, privilegiando-se a venda de artigos de artesanato e de comércio tradicional e realiza-se de 7 a 24 de dezembro.
Pontos altos na programação serão o espetáculo infantil “A Cinderela”, logo no dia 1 de dezembro, e o concerto de Natal, dia 16 de dezembro, no Cineteatro Messias, com a Orquestra da Costa Atlântica, que apresenta uma versão inédita do Capuchinho Vermelho: um concerto que é acompanhado por ilustrações projetadas no fundo de cena, dirigido pelo maestro Luís Miguel Clemente e narrado pelo humorista Jorge Serafim. Promete-se assim, a música, o cinema e o humor numa simbiose divertida.
Na Biblioteca Municipal da Mealhada, no Centro de Interpretação Ambiental, na Tenda Natal e na antiga Pensão Astória, junto ao Posto de Turismo Luso Bussaco, decorrem oficinas de variadíssimas temáticas: de escrita criativa, de gastronomia da quadra, de criação de enfeites natalícios ou mesmo workshops ambientais.
Há também exposições e Rotas de Presépios um pouco por todo o concelho. O Luso vai ter passeios de charrete, que recordam os tempos em que os “burriqueiros”, como eram conhecidos os habitantes da vila, faziam o uso do burro nos seus afazeres profissionais.
A figura do Pai Natal estará muito presente. Na casa que lhe é dedicada, no centro da cidade, mas também nas aldeias e vilas. No já tradicional desfile de Pais Natal Motard, este ano marcado para dia 10 de dezembro, e no trenó que levará o Pai Natal por Barregão, Póvoa do Garção, Arinhos, Ventosa do Bairro e Antes, numa iniciativa da Junta da União de Freguesias com o grupo NJovem.
“Temos um programa aberto à participação da comunidade nas mais diversas vertentes, um programa para as famílias, e que não se esgota nas nossas propostas. Nas nossas aldeias e vilas, as associações culturais desenvolvem diversas atividades natalícias que enriquecem toda esta quadra, nomeadamente com a recuperação de tradições e usos antigos, como os cantares de Reis e Janeiras ou o madeiro”, sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.
No âmbito da animação de Natal, Hugo Silva, vereador na Autarquia, referiu, na última reunião pública, de que haverá a possibilidade “de venda ambulante nas zonas onde teremos animação. É expectável até que possa haver um pequeno carrocel”.
O programa global vai sendo atualizado com as informações das associações em https://www.cm-mealhada.pt/eventos/3463/a_magia_do_natal_2023.