Novembro será o mês do Cinema na Mealhada. O Cineteatro Messias recebe já esta sexta-feira, dia 3, a primeira edição do “Encontros de Cinema na Mealhada”, um espaço de reflexão, de aprendizagem e de partilha de ideias da ‘sétima arte’. De 15 a 17 de novembro, acolhe a extensão do conceituado festival “Caminhos do Cinema Português, que vai já na 29.ª edição.

O “Encontros de Cinema”, que se realiza a 3 de novembro, acolhe, na Mealhada, profissionais e amadores, realizadores, produtores, cineclubistas, atores, estudantes e escolas de cinema da região para um dia intenso de debate e partilha de ideias sobre temas como a descentralização da produção cinematográfica, a relação YouTube e Cinema, a preservação da identidade, tradições e memória e conta ainda com uma sessão de curtas (Ver programa).

“Procuramos inaugurar um espaço de encontro, aprendizagem e partilha de ideias, experiências e visões sobre a sétima arte, com vista a posicionar o concelho da Mealhada e a região como um espaço “amigo” do cinema, incentivador da criatividade e do talento local e propício ao desenvolvimento de novas produções cinematográficas”, sublinha Filomena Pinheiro, vice-presidente e vereadora da Cultura na Câmara da Mealhada.

 

Caminhos do Cinema Português

Na mesma linha estratégica de valorizar o cinema, o Cineteatro Messias recebe uma extensão da 29.ª edição do Caminhos do Cinema Português, de 15 a 17 de novembro, com a exibição de filmes muito diversificados e dirigidos a vários segmentos da população, desde as crianças do pré-escolar e primeiro ciclo aos alunos do ensino secundário e profissional. “O programa inclui também uma masterclass, no dia 15, com o realizador e produtor conimbricense António Ferreira. As inscrições, nas sessões de cinema e na masterclass, dos alunos do 2.º e 3.º ciclo e ensino secundário e profissional serão suportadas pela Autarquia”, lê-se numa nota de imprensa do Município da Mealhada.

As sessões de apresentação dos filmes em competição nas várias secções do festival estão reservadas paras as 21h30 dos dias 16 e 17 de novembro. (Ver programa)

“O Município da Mealhada dispõe do Cineteatro Municipal Messias, uma icónica casa de cinema e de espetáculos, que data de 1950, ao serviço da cultura e da comunidade, conforme era o propósito do fundador, o comendador Messias Baptista. Assim, esperamos que esta associação da Mealhada ao Caminhos do Cinema Português seja proveitosa e frutífera, no sentido de potenciar novos públicos e também de podermos diversificar e enriquecer a oferta cultural do Município”, sublinha Filomena Pinheiro.

Focado predominantemente na cinematografia contemporânea portuguesa, o festival “Caminhos do Cinema Português” compromete-se com a sua exibição, discussão e promoção através das secções competitivas e paralelas, retrospetivas cinematográficas e ações formativas, que confluem numa programação rica e diversificada, enquadrada nos mais variados escalões etários e registos estilísticos. O festival é organizado pela Caminhos do Cinema Português – Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra, com coorganização do Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra, ao qual o Município a Mealhada se associa pela primeira vez.

 

 

Encontros de Cinema na Mealhada l Programa

3 de novembro | Cineteatro Messias l Mealhada

10h00 | Abertura l Filomena Pinheiro, vice-presidente e vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Mealhada

10h15 | Exibição de filmes de promoção territorial

10h30 | 1.º Painel l A descentralização da produção cinematográfica

Adriana Rodrigues, representante da Centro Portugal Film Comission e do Turismo do Centro de Portugal

Costa Valente, representante Cineclube de Avanca e do Festival de Cinema de Avanca

Bernardo Conde, Exodus Aveiro Fest

Tiago Santos, Caminhos do Cinema Português

Moderador: Bernardo Freire, crítico de cinema e apresentador do programa “A Lei do Cinema”

11h30 | Coffee break

11h45 | Do YouTube para o Cinema

Tomás Estarreja, Manuel Lopes e Lourenço Ligeiro l exibição do trailer de “A Ratoeira Portuguesa”

Moderadora:  Ana Mannarino, da Escola Profissional Vasconcellos Lebre

Almoço | 13h00

15h | Festas: Queima do Judas e Romaria da Ascensão

Exibição de vídeos / reportagem sobre duas das mais simbólicas tradições populares mealhadenses

15h30 | 2.º Painel l Preservação da identidade, tradições e memória

Leonor Lloret, representante da Associação Aderno.

Artur Castro, mentor do projeto Bairrada Herança Docs e do Cineclub Bairrada.

Vasco Espinhal Otero, criador das sessões de cinema 4.as Clássicas.

Ana Pires, representante do GIR Pampilhosa e do Cineclub Bairrada.

Moderador: Paulo Fajardo, repórter de imagem

 

17h00 | Sessão de Curtas

Apresentação de Tiago Bartolomeu Costa, representante Cinemateca Portuguesa e projeto FILMar

Mata do Bussaco (atribuído a Hans Berger /c.1910)

Excursão dos empregados superiores do diário de notícias a Viseu e Aveiro (1930)

18h00 | Encerramento

 

 

Caminhos do Cinema Português l Mealhada l Programa

15 a 17 de novembro l Cineteatro Messias

10h30 | Dias 15, 16 e 17

Caminhos Juniores: sessões dedicadas ao Pré-escolar e 1.º Ciclo

14h30 | dia 15

Masterclass com António Ferreira sobre o valor da região no ecossistema cinematográfico nacional ou de como os primeiros passos a dar na produção cinematográfica

14h30 | Dias 16 e 17

Caminhos Juvenis; sessões dedicadas ao 2.º e 3.º Ciclos

21h30 | Dias 16 e 17

Seleção da programação: filmes presentes nas várias secções do festival