A Gala PME Excelência 2022 realizou-se, ontem, em Santa Maria da Feira. Neste estatuto que premeia um total de 3922 empresas, representativas dos vários setores de atividade, que, em conjunto, são responsáveis por perto de 125 000 postos de trabalho, estão também empresas que geograficamente pertencem à Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e onde estão também entidades dos concelhos de Cantanhede e Mealhada.
Assim, em Cantanhede, receberam a distinção Acalino Lda.; Celeste Barosa Lourenço & Filhos, Lda.; Estação do Som – Restaurante, Bar, Sala de Bailes e Variedades, Lda., Farmácia Secades, Unipessoal, Lda.; José Aniceto & Irmão, Lda.; Luís Filipe Frota Viegas de Carvalho, Unipessoal, Lda.; e Restaurante e Café Panorama, Lda.
Na Mealhada, arrecadaram o estatuto de PME Excelência 2022, as empresas Certoma – Comércio Técnico de Máquinas, Lda.; Churrarocha, Lda.; Ideias & Detalhes, Lda.; Maria Manuela Santos Luxo, Unipessoal, Lda.; Maxividro – Transformadores e Distribuição de Vidro, S.A.; Rei dos Leitões – Restaurantes, Lda.; SISARQ – Comércio de Sistemas para Alumínio, Lda.; Transbolho – Transportes de Mercadorias, Lda.; e Transportes Santos & Cova, Lda.
O estatuto de Pequena ou Média Empresa Excelência é atribuído pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) e pelo Turismo de Portugal (no caso das empresas do Turismo) em parceria com um conjunto de bancos parceiros e de Sociedades de Garantia Mútua. Trata-se, e segundo uma nota do IAPMEI, “de um selo de reputação que permite às empresas relacionarem-se com a sua envolvente – fornecedores, clientes, sistema financeiro e autoridades nacionais e regionais – numa base de confiança facilitadora do desenvolvimento dos seus negócios. Para empresas exportadoras e com ambição internacional, o estatuto PME Excelência é particularmente relevante, constituindo um fator de diferenciação e uma garantia da solidez e idoneidade das empresas”.
As PME Excelência são selecionadas pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal a partir do universo das PME Líder.