A inauguração da 31.ª Expofacic – Exposição Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede, no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus, acontece esta quinta-feira, 27 de julho, às 17h00. Presidirá à abertura oficial do certame, que acontece até ao próximo dia 6 de agosto, o senhor presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.
Diogo Piçarra, Os Quatro e Meia, Vitor Kley e Lon3r Johny, Tony Carreira, Bárbara Bandeira e Ivandro, Nininho Vaz Maia e Álvaro de Luna, Tributos a Pink Floyd e Rui Veloso, Papillon e Slow J, João Só e Calema, Hybrid Theory e Anastacia e Xutos & Pontapés são os nomes que contemplam o cartaz principal do certame. O programa geral pode ser consultado em https://expofacic.pt/programa-geral/.
CIM Região de Coimbra com stand móvel e mercado dos produtores regionais
A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai ter dupla presença na Expofacic, com um stand móvel que destaca a riqueza e a diversidade do território, e com um Mercado dos Produtores da Região de Coimbra que reúne uma seleção especial de produtores locais, oferecendo aos visitantes a oportunidade de provar e adquirir produtos autênticos e de alta qualidade.
“O stand móvel da CIM Região de Coimbra está estrategicamente posicionado no início do recinto do certame, caracterizado com imagens da região que exibem paisagens deslumbrantes, património histórico e cultural, bem como a vivacidade das atividades económicas locais. É uma excelente oportunidade para os visitantes ficarem a conhecer melhor a beleza e os encantos da Região de Coimbra”, lê-se, em comunicado desta entidade que agrega 19 municípios, que acrescente ainda que, para além disso, “os visitantes poderão ficar a saber como podem registar os terrenos rústicos de forma gratuita e saber mais informações sobre o SIT Flexi, serviço de Transporte Flexível a Pedido da Região de Coimbra”.
Ainda dentro do recinto, no Mercado do Peixe de Cantanhede, está o “Mercado de Produtores da Região de Coimbra”, com expositores dos municípios que compõem o território, com uma mostra que reúne desde iguarias gastronómicas até ao artesanato típico, num verdadeiro retrato da riqueza gastronómica e cultural da Região de Coimbra.
O Mercado dos Produtores representa uma oportunidade para os produtores locais promoverem e venderem os seus produtos endógenos e de fabrico artesanal e, em simultâneo, sensibilizarem e educarem para a importância da preservação da biodiversidade, do consumo de produtos locais e sazonais, e para as cadeias curtas de consumo.