O Município da Mealhada lançou o concurso público para a beneficiação da Urbanização O Choupal, que se situa no centro da Mealhada, com o preço base de 320 mil euros e 150 dias de prazo de execução.
“A empreitada visa uma intervenção de fundo nos espaços públicos da urbanização, nomeadamente a nível das acessibilidades, incluindo a substituição ou arranjo de passeios, e dos espaços verdes, com arborização, ajuste das zonas de caldeiras, podas ou abate de árvores. Serão ainda criadas rampas de acesso aos dois volumes habitacionais que dispõem de comércio e serviços, atualmente apena acessíveis por escada”, lê-se num comunicado municipal, que acrescenta que “a intervenção inclui também a redefinição de lugares de estacionamento de forma a garantir percursos acessíveis, a criação de lugares de estacionamento reservados a pessoas com mobilidade condicionada e a aplicação de zonas rampeadas em passadeiras”.
“Esta intervenção insere-se na nossa estratégia de valorização dos espaços urbanos, na filosofia de dar prioridade ao peão nos centros urbanos, melhorar as acessibilidades e apostar na mobilidade inclusiva, eliminando barreiras atualmente existentes”, explica António Jorge Franco, presidente da Autarquia.
Na última reunião pública do executivo, o edil referiu ser este “um trabalho feito pelos serviços da Câmara da Mealhada” e que a obra é urgente: “Aqueles passeios estão com má imagem e até perigosos para quem ali circula”. Já sobre as árvores existentes no local, o autarca referiu que “o Município tem parecer de uma empresa externa, vai-se arranjar soluções, mas não vamos arrancar árvores”.
Uma parte da empreitada tem enquadramento no âmbito de acesso ao cofinanciamento de operações com enquadramento no domínio de intervenção do Eixo VII – REACT-EU FEDER do COMPETE 2020.