O executivo camarário na Mealhada aprovou, na última reunião de 13 de junho, um apoio de 600 euros à Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira pela realização das tômbolas digitais da Páscoa e Feira de Artesanato e Gastronomia, que aconteceram, respetivamente, em abril e junho deste ano.

«A tômbola tem vindo a tornar-se mais democratizada a nível físico e digital e as coisas estão a ficar mais ágeis», declarou, na última reunião, Hugo Silva, vereador na Câmara da Mealhada responsável, entre outros, pelo pelouro dos Espaços e Dinâmicas Empresariais, explicando que relativamente à tômbola que decorreu aquando da Feira de Artesanato e Gastronomia «houve distribuição de senhas quer pelo comércio local, quer pelos expositores».

A verba foi aprovada, por maioria, com os votos contra dos vereadores eleitos pelo Partido Socialista, José Calhoa, Sónia Leite e Luís Tovim. «Não votamos contra a ACIBA e nem da dinamização do comércio local, mas sim porque isto são acontecimentos que já passaram», defendeu José Calhoa, sobre iniciativas que decorreram na Páscoa e durante a Feira de Artesanato e Gastronomia, considerando que poderia ter sido votado «como subsídio extraordinário».

 

Ação de Natal estimou um milhão e 100 mil euros em compras no concelho

Recordamos que a Tômbola de Natal na Mealhada, uma ação promovida pela Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira em parceria com o Município da Mealhada, estimou em fevereiro passado que, no mínimo, tenham sido gastos em compras no concelho, de 7 de dezembro de 2022 a 15 de janeiro de 2023, um milhão e cem mil euros.

Num total de cerca de 73 mil senhas, mais 4.500 distribuídas pelos comerciantes do que no ano transato, e com uma adesão de 172 estabelecimentos, mais dez do que em 2021, os promotores da Tômbola de Natal estimam que tenham sido gastos mais de um milhão e cem mil euros, tendo por base que cada senha equivale a 15 euros por compra, num máximo de seis senhas em cada.

A iniciativa, segundo Sofia Martins, da ACIBA, tem como premissa «aumentar as vendas no comércio local, sendo que o valor dos prémios fica também no concelho da Mealhada. São iniciativas que queremos que se repitam ao longo do ano, ainda para mais numa altura em que as superfícies comerciais se começam a instalar no município e não podemos esquecer que os pequenos empresários são quem estão sempre presentes na vida da comunidade». «A Câmara não só apoiou a iniciativa do ponto de vista financeiro e logístico, como também com ideias, o que só favorece o desenvolvimento económico do concelho», congratulou a dirigente, no sorteio dos premiados.

No Natal passado, para além da tômbola tradicional, os participantes tinham a opção de participar numa tômbola digital, criada por um técnico da Autarquia da Mealhada e onde foram colocadas 1555 senhas. «O balanço é francamente positivo, uma vez que conseguimos promover novas formas de gerar negócio aos empresários do concelho», referiu, na ocasião, Hugo Silva, apelando aos munícipes que também «se associem a estas iniciativas. Cada munícipe deve defender os seus comerciantes locais».

«O desafio é trazer as pessoas à rua e comprarem com qualidade. Agora com mais ferramentas, como é o caso da Tômbola Digital, existe um instrumento para trabalhar em pequenos eventos ao longo de todo o ano», acrescentou o autarca, garantindo que vai também ser feito um diagnóstico «de todos os participantes», por forma a saber-se onde compram, quem compra, as localidades, etc.

O sorteio, referente à iniciativa do Natal de 2022, saiu, na tombola digital e no valor de 25 euros em compras, a dois clientes do Carlos Lopes & C.ª Lda. (Mealhada), um do Intermarché da Mealhada e outro da Clínica Radiológica da Mealhada. No valor de 50 euros a uma compra realizada nas Modas Tentação (Mealhada); 75 euros na Lúcia Simões Cabeleireiros (Pampilhosa); 100 euros a uma compra no Talho Taliketal (Luso); 175 euros na Clínica Radiológica da Mealhada; e 250 euros em Manuel Pires Faria, Lda. – Eletro Faria (Pampilhosa).

Na tômbola tradicional, os premiados com 25 euros em compras saíram a dois clientes do Talho Taliketal (Luso), Agropet (Pampilhosa) e Clínica Ana Martins Couceiro (Mealhada). 50 euros em compras a um cliente da Opticália Mealhada; 75 euros no Minimercado Fontainhas (Vimieira); 100 euros no JM Correia Eletrodomésticos (Mealhada); 175 euros na Agropet (Pampilhosa); e 250 euros numa compra realizada no estabelecimento Manuel Pires Faria (Pampilhosa).

A lista dos premiados das últimas três tombolas digitais podem ser consultados em https://tombola.cm-mealhada.pt/sorteio.

 

Mónica Sofia Lopes