Os quinze embaixadores para a sustentabilidade ambiental farão parte de um bootcamp «compostaME» já a 15 e 16 de abril, que acontecerá na Mata Nacional do Bussaco. Durante dois dias, os jovens terão espaço para team building, dinâmicas de grupo, conhecimento dos projetos recolha porta a porta e de bio resíduos e uma ação de voluntariado.
Inserido nesta iniciativa, dar-se-á o «Comunica-te Jovem!» sob o mote da sustentabilidade e que, este ano, decorrerá em escolas, depois de em 2022 ter percorrido as freguesias. Esta primeira iniciativa acontecerá a 15 de abril, das 21h00 às 23h00, no Centro de Interpretação Ambiental, na Mealhada, onde, para além dos quinze embaixadores, poderão estar mais quinze jovens que se queiram juntar. Na sessão estarão «Joca» do movimento «Não lixes»; João Cardoso, consultor na área da sustentabilidade; e a empresa Living Place.
«Aquilo que se pretendem é que estes jovens sejam embaixadores da sustentabilidade em tudo aquilo que isso implica, como a redução do consumo de água e também da eficiência energética. Serão a voz do Município perante a restante população do concelho», declarou António Jorge Franco, presidente da Autarquia, apelando, perante o primeiro encontro com os embaixadores, que «o que se pede a cada um é que sejam a voz desta mensagem da sustentabilidade, em todo o lado, por onde passem».