O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) apresentou esta quarta-feira, 15 de março, em Cantanhede, a Pós-Graduação em Comunicação Estratégica para as Autarquias, que vai decorrer nas instalações da Cantanhede Creative School, antiga escola primária Conde Ferreira.

Este curso vem materializar o protocolo de colaboração celebrado em agosto de 2022 entre a instituição de ensino superior e a Câmara Municipal, com vista à instalação de um polo de ensino superior em Cantanhede focado na área das artes e da criatividade.

A sessão de acolhimento da referida Pós-Graduação, que será coordenada e ministrada pela Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), contou com a presença da presidente e do vice-presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio e Pedro Cardoso, respetivamente, do pró-presidente do IPC, Carlos Veiga, e do presidente da ESEC, Rui Antunes, para além de outros responsáveis da instituição de ensino superior.

Para Helena Teodósio, “esta pós-graduação abre uma nova janela no projeto educativo do Município, com a feliz coincidência de proporcionar aos formandos as ferramentas fundamentais para uma boa comunicação das autarquias locais”.

A presidente da autarquia cantanhedense espera que “este seja o ponto de partida para uma parceria profícua com uma instituição de ensino superior de prestígio, como é o caso do Instituto Politécnico de Coimbra”.

Na sequência das palavras de boas-vindas pelo presidente da ESEC, Rui Antunes, na abertura da sessão de acolhimento aos alunos, o vice-presidente com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, felicitou, por seu lado, os alunos “pela escolha de uma formação desafiante”, desejando “os maiores sucessos para esta pós-graduação”. “Registo com agrado a qualidade do painel de docentes que vão marcar este percurso formativo, o que associado à ESEC, fica garantida a chancela de qualidade. O que é tanto mais importante quanto este curso de pós-graduação marca o início desta aposta de uma escola que se constituirá como um polo do Instituto Politécnico, Cantanhede Creative School, criada com o objetivo de promover a oferta de um vasto leque de possibilidades formativas em variadas áreas”, sustentou.

A Pós-Graduação em Comunicação Estratégica para as Autarquias decorre até julho próximo, com nove sessões presenciais e a restante formação em formato online, e pretende dotar os formandos de ferramentas para estruturar, planear e atuar nas diferentes valências da comunicação autárquica. Deste modo, será dada especial relevância a técnicas e instrumentos que capacitem os municípios para uma escuta atenta das suas populações e respetivas necessidades para uma maior, e melhor, participação cidadã.

Este curso decorre ao abrigo da candidatura do IPC à medida “Impulso Adultos”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, à qual a Câmara de Cantanhede aderiu, e que apoia a conversão e atualização de competências de adultos ativos, através de formações de curta duração no ensino superior, de nível inicial e de pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento, assim como a formação ao longo da vida.