O Comando Territorial de Aveiro da Guarda Nacional Republicana, através do Posto da Mealhada, deteve, nos dias 2 e 9 de março, dois homens e uma mulher, com idades dos 33 aos 46 anos, por furto de metais não preciosos, em duas ações distintas, na localidade de Luso, no concelho da Mealhada.

Na sequência de diversos furtos de metais não preciosos ocorridos na Linha da Beira Alta, os militares do Posto Territorial da Mealhada reforçaram o patrulhamento na zona e, no seguimento dessas ações, detiveram, numa primeira situação no dia 2 de março, um homem de 46 anos que estava a furtar metais não preciosos. Nessa ação foram apreendidas uma viatura, um telemóvel e cobre no valor estimado de 9 174 euros.

Na segunda situação, a 9 de março, os militares da GNR “surpreenderam em flagrante os dois suspeitos quando furtavam diverso material de cobre nas imediações da linha”. Os suspeitos foram detidos e no decorrer das diligências policiais foram apreendidas uma viatura, dois telemóveis e cabos de cobre num valor estimado de 4 mil euros.

Os três detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial da Mealhada.

Em comunicado, o Destacamento Territorial de Anadia da GNR garante que “continuará bastante atento a esta problemática, direcionando o patrulhamento para os locais onde têm ocorrido crimes contra o património, com especial atenção ao que tem acontecido na linha da Beira Alta”.