Crianças, funcionários, direção e parceiros do Jardim de Infância de Sant’Ana, na Póvoa da Mealhada, inauguraram, na tarde do passado dia 22 de setembro, o jardim principal da instituição, que sofreu uma profunda requalificação, contando com o apoio da comunidade.
Ao longo dos últimos meses, a instituição, com o apoio dos encarregados de educação e familiares, das crianças que frequentam o JISA organizaram feirinhas, venderam «cookies Sant’Ana» e rifas para conseguirem grande parte do valor necessário para a requalificação do jardim. «O jardim foi todo levantado, nivelado e o sistema de rega melhorado», começou por explicar, ao «Bairrada Informação», Sandra Pinheiro, presidente da direção do Jardim de Infância de Sant’Ana, que acrescenta que a relva «é tapete natural», uma vez que foi a forma encontrada «de as crianças usufruírem do espaço o mais rapidamente possível». A dirigente enalteceu ainda o facto de muito do trabalho ter sido feito com o apoio dos pais, dos elementos da direção da instituição e respetivos funcionários. «As angariações começaram em outubro do ano passado e os pais ajudaram-nos muito em todo este processo», afiança.
Mas o JISA não se ficou por aqui e candidatou-se ao «Querido Mudei a Casa», tendo sido selecionado para um dos seus programas, o «Just a Change», uma IPSS que reabilita infraestruturas através de voluntários. Foi assim que mais de uma centena de estudantes de Medicina, da Católica Medical School, em Lisboa, chegaram ao Jardim de Infância de Sant’Ana para pintarem os muros exteriores da instituição. «A escola esteve na região durante um fim-de-semana para integração de caloiros e pediu para fazerem uma ação de voluntário, o que acabou por acontecer aqui», continua Sandra Pinheiro, explicando que «tudo ficou a cargo deste programa, tanto materiais como a mão de obra, sem custos nenhuns para a instituição».
Tudo aconteceu no passado dia 18 de setembro. Todas as colaboradoras se disponibilizaram para estarem nesse dia no Jardim de Infância e a nossa oferta aos voluntários foi o almoço feito por elas», conta ainda a presidente da direção, desvendando que «foi também pintada uma sala no interior do Jardim de Infância pelas mãos das educadoras». «Para além do lado material da situação, esta ação foi muito importante, pela parte humana, até mesmo para as nossas colaboradoras. Foi um domingo com muita movimentação na instituição, onde os voluntários ainda nos agradeceram por terem cá estado», enaltece a dirigente.
Mas a passagem da «Just a Change» não se fica por aqui e haverá uma segunda fase de intervenção, possivelmente no próximo mês de janeiro, e em parceria com a Leroy Merlin, onde serão pintadas algumas salas e intervencionadas as casas de banho.
Aquando da inauguração do Jardim foi também apresentada a carrinha da instituição com uma «nova cara». «Foram colocados novos logotipos, uma oferta da empresa De Bastos», concluiu ainda Sandra Pinheiro.
Mónica Sofia Lopes